
União Europeia é líder na busca de uma vacina universal
A União Europeia (UE) reclama o papel de liderança a nível mundial na procura de uma vacina contra a Covid-19 ao alcance de todos. A artista portuguesa Joana Vasconcelos juntou-se no apoio à iniciativa.
Depois do anúncio polémico do grupo farmacêutico francês Sanofi, a Comissão Europeia reforçou que uma vacina, quando for desenvolvida, deve ser disponibilizada e financeiramente acessível para todos, em todo o mundo. A Sanofi havia informado de que daria prioridade aos Estados Unidos caso desenvolva com sucesso uma vacina contra o novo coronavírus.
No debate realizado hoje, no Parlamento Europeu, o comissário europeu Margaritis Schinas insistiu que o grande objetivo da UE é que seja encontrada uma vacina “o mais rapidamente possível” e acrescentou que ” a melhor forma de efetivamente erradicar a pandemia é prevenir o seu ressurgimento”.

Fotografia retirada da Agência Reuters
Joana Vasconcelos é um dos rostos que se junta na angariação de fundos que se mantém aberta até ao dia 25 de maio e que procura encontrar mais doadores, públicos ou privados. A artista portuguesa fez questão de deixar uma mensagem com uma mensagem de encorajamento:
Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é, neste momento, o que possui mais casos confirmados (1,88 milhões), embora com menos mortes (113 mil).
Imagem de destaque retirada do site da RTP