Fonte da imagem: Antonio Bronic _Reuters
Societatis

Terremoto atinge capital da Croácia e deixa danos

Um terremoto atingiu na madrugada deste domingo a cidade de Zagreb, capital da Croácia. Com intensidade 5.3, o abalo sísmico deixou uma adolescente gravemente ferida e destruiu muitas construções do local, o que levou ao pânico da população, que saiu para as ruas em busca de proteção. 

O tremor ocorreu às seis da manhã (horário local) e fez com que muitos moradores deixassem seus prédios com medo de um possível desabamento. Com muitas pessoas reunidas nas ruas, as autoridades locais se preocuparam com um possível contágio do novo Coronavírus entre elas, mas inicialmente aconselharam que a população se mantivesse fora de casa mesmo assim. O Ministro do Interior Davor Bozinovic alertou: “Mantenham distância uns dos outros. Não se agrupem. Estamos enfrentando duas crises sérias, o terremoto e a epidemia”.

Fotografia retirada do jornal BBC News

Um pouco mais tarde, o prefeito de Zagreb Milan Bandić contrariou a declaração do Ministro do Interior e aconselhou aos moradores da cidade que retornassem para suas casas: “80% dos residentes de Zagreb moram em edifícios que têm estruturas de concreto reforçadas”. 

Segundo o Centro Sismológico Euromediterrâneo (C-SEM), o epicentro do terremoto foi localizado a cerca de sete quilômetros ao norte de Zagred. De acordo com informações divulgadas pela BBC News, esse abalo é o mais forte a atingir a capital em 140 anos. O tremor foi sentido também no sul da Áustria e na Eslovênia. Cerca de uma hora após o terremoto, Zagreb foi novamente atingida por outro abalo, este de magnitude 5.

Fotografia retirada do jornal BBC News

Inúmeros edifícios da capital reportaram danos na estrutura, inclusive o prédio do Parlamento, e algumas áreas da cidade permaneceram sem energia. A torre da catedral localizada no centro histórico de Zagreb também foi danificada pelo terremoto. Na confusão do momento, médicos citados pela agência local HINA anunciaram a morte de uma adolescente de 15 anos, mas rapidamente corrigiram a declaração e informaram que a mesma está hospitalizada em estado grave. 

Fotografia de destaque retirada da agência de notícias Reuters (créditos: Antonio Bronic)