Ludis

Selecionador holandês foi transportado para o hospital mas pode ter alta amanhã

Ronald Koeman, selecionador holandês de futebol, foi ontem transportado de urgência para o hospital de Amesterdão devido a um problema cardíaco. Apesar de não correr perigo de vida, continua em observação hospitalar, mas pode já ter alta esta terça-feira.

O técnico de 57 anos realizava um passeio de bicicleta com a esposa, quando sentiu uma indisposição e fortes dores no peito. Já no hospital, realizou um cateterismo cardíaco, procedimento que implica a introdução de um tubo para aceder a uma artéria que esteja demasiado estreita, e já se encontra estável. A rápida intervenção dos médicos impediu um agravamento do problema.

O treinador, que, em 2005/06, passou pelo Benfica, assumiu o comando técnico da seleção holandesa em janeiro de 2018 e classificou-a para o Euro2020. Foi ainda finalista vencido da Liga das Nações, sendo derrotado por Portugal na final.

Ao longo da sua carreira como treinador, conquistou três campeonatos holandeses, dois pelo Ajax (2001/02 e 2003/04) e um pelo PSV Eindhoven (2006/07), uma Taça da Holanda, pelo Ajax, a Supertaça portuguesa, pelo Benfica, em 2005/06, e uma Taça do Rei, pelo Valência (2007/08).

Treinou ainda o Vitesse, o AZ Alkmaar, o Feyenoord, o Southampton e o Everton.

Jogadores e clubes já enviaram desejos de melhoras a Ronald Koeman.

Como jogador, representou clubes como o Groningen, o Ajax, o PSV, o Feyenoord e o Barcelona. Neste último, foi orientado por Johan Cruyff. Ao longo da carreira, em 759 jogos, marcou 250 golos, um registo bastante considerável para um central.

Francisco Martins
Estudo Jornalismo e Comunicação e foi algures entre a escrita e o desporto que lá veio a ideia de poder vir a ser jornalista. Contar histórias, conhecer pessoas e relatar o que de especial há nelas. No fundo, dar aos outros coisas para falarem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *