Ludis

Ryan Newman volta às pistas após grave acidente

O piloto da NASCAR diz não ter nenhuma lembrança da batida na prova Daytona 500, em fevereiro deste ano. “Me sinto um milagre ambulante”, comenta Newman.

Ryan Newman volta hoje às pistas de corrida, três meses após o grave acidente que sofreu na competição de Daytona 500, prova de abertura da temporada da NASCAR Cup. O carro do piloto colidiu contra o muro e com outros carros, enquanto estava no ar, terminando de cabeça para baixo com o princípio de um incêndio. Newman diz não se recordar de nada sobre o acidente. 

“Eu fui pesadamente medicado. Pelo o que eu entendi, os médicos tentaram me manter em um tipo de ‘coma induzido’ por meio dos medicamentos, o que acabou me deixando um pouco inconsciente, confuso, então eu realmente não tenho nenhuma memória ou lembrança do acidente.”, comentou Ryan Newman durante uma coletiva de imprensa na última quinta-feira. “A única coisa que eu consigo me lembrar é de abraçar as minhas filhas enquanto andávamos para fora do hospital”.

Ryan Newman saindo do hospital com as filhas. / Imagem retirada do site Roush Fenway Racing
Ryan Newman saindo do hospital com as filhas. / Imagem retirada do site Roush Fenway Racing

O acidente de Newman aconteceu em fevereiro deste ano, quando ele estava se dirigindo à volta final da corrida. O carro do piloto, que no momento estava liderando a prova, derrapou e colidiu diretamente com o muro da pista, sendo arremessado no ar com o teto em chamas.

O piloto foi rapidamente atendido pela equipe de resgate e encaminhado em estado grave para um hospital. Apesar disso, Newman conseguiu se recuperar rapidamente e voltou para casa 48 horas após o acidente. Na coletiva de imprensa da última quinta-feira, o piloto contou aos repórteres que não acreditou de primeira ao assistir ao vídeo da própria batida. 

“Eu assisti ao vídeo do acidente e tive que me obrigar a acreditar que eu realmente havia passado por aquilo ali”, comentou Newman. “Eu olhei para o meu pai e perguntei: ‘isso realmente aconteceu?’”. Jornalistas questionaram o piloto sobre o que o ajudou a sobreviver à batida. Ryan deu os créditos à segurança de seu carro de corrida, de seu capacete, dos demais equipamentos de segurança que estava usando e também à equipe de resgate que o atendeu rapidamente. 

Imagem retirada do site Getty Images
Imagem retirada do site Getty Images

Por conta do acidente, Newman perdeu as três corridas seguintes da competição, mas não se prejudicou tanto assim pelo fato de a NASCAR Cup ter sido interrompida logo após, devido à pandemia da Covid-19. Este período de suspensão foi o suficiente para Ryan se recuperar e conseguir a liberação médica para voltar a correr a partir do dia 28 de abril. 

Hoje, a Cup Series retoma suas provas, assim como Ryan Newman, que estará no comando do volante do Ford nº 6 da Roush Fenway Racing. A prova que marca o retorno da NASCAR e do piloto, neste domingo, será em Darlington, o lugar da pista de corrida favorita de Newman. 

Imagem de destaque retirada do site USA Today Sports