Ludis

Quaresma critica “populismo racista do André Ventura”

O futebolista português Ricardo Quaresma divulgou, na passada terça-feira, uma mensagem contra o racismo, onde ataca André Ventura, que propôs um “plano de confinamento específico para a comunidade cigana”.

Foi com o logótipo da campanha “Todos diferentes, todos iguais” que Ricardo Quaresma reagiu contra André Ventura, nas redes sociais, denunciando o que considera ser o “populismo racista” do deputado. “O populismo racista do André Ventura apenas serve para virar homens contra homens em nome de uma ambição pelo poder que a história já provou ser um caminho de perdição para a humanidade”, escreveu no Facebook, lembrando que “somos todos iguais e todos merecemos na vida as mesmas oportunidades independentemente do berço em que nascemos”.

O jogador, a título de exemplo, falou da seleção nacional, que é representada por futebolistas de várias etnias. “A Seleção Nacional de futebol é de todas as cores, pretos, brancos e até ciganos”.

Ricardo Quaresma sempre foi um dos rostos de campanhas contra o racismo e insiste: “Eu sou cigano. Cigano como todos os outros ciganos e sou português como todos os outros portugueses e não sou nem mais nem menos por isso”.

Em resposta ao deputado do Chega, que reclama “mais policiamento, maior investimento em ações de formação e sensibilização e regras de confinamento específicas” para a comunidade cigana, Quaresma termina a mensagem com um apelo: “Olhos abertos amigos, o racismo apenas serve para criar guerras entre os homens em que apenas quem as provoca é que ganha algo com isso”.

Em declarações ao Jornal de Notícias, André Ventura diz que “o Quaresma devia, em vez de criticar, sensibilizar a comunidade cigana para o cumprimento genérico das leis do Estado”. Só depois disso teria moral para falar disto”, apontou o deputado, que antes já tinha considerado “lamentável que um jogador da seleção nacional se envolva em política”.

Fotografia de destaque retirada de Global Imagens

Francisca Lobato
Estudante de Jornalismo e Comunicação, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.