Artem

“Pontas Soltas” dos Capitão Fausto unem-se num filme disponível ‘online’

Mecânica quântica e música no documentário dos Capitão Fausto. Filme retrata a produção do terceiro álbum da banda e as mudanças que esta implicou.

Está agora disponível no YouTube o documentário “Pontas Soltas”. Produzido por Ricardo Oliveira, o filme retrata o processo criativo da banda Capitão Fausto e o modo como encaram a música. Em 2016, estreou mundialmente na sala Porto/Post/Doc, na Invicta, e participou em vários festivais de cinema depois disso. De entre vários prémios, o projeto foi galardoado com um “Melhor Documentário” no Karelian Internacional Film Festival, na Rússia.

A banda é composta por cinco amigos – Tomás Wallenstein, Salvador Seabra, Manuel Palha, Domingos Coimbra e Francisco Ferreira – e conta hoje com quatro álbuns lançados. O documentário foi gravado “durante a composição do [terceiro disco] “Capitão Fausto Têm os Dias Contados”, entre outras macadas”, descreve a banda na sua página de Facebook. À SapoMag, explicam que se trata de “um retrato fiel da nossa maneira de trabalhar e da nossa amizade. Representa também a altura em que tentámos fazer da música a nossa vida, finalmente a tempo inteiro”.

Este terceiro álbum distingue-se dos anteriores: “Aquilo que éramos ficou para trás. Temos uma maneira diferente de lidar com e de fazer música”, assegurou o baixista Domingos Coimbra à Sábado. O filme faz uma combinação dir-se-ia pouco óbvia. O realizador contou à SapoMag que se trata de um trabalho “onde certos conceitos básicos da mecânica quântica – um interesse partilhado pelos elementos da banda – são o ponto de partida para falar do processo criativo de músicos e de outros artistas”. “Tal como a mecânica quântica questiona regularmente o que conhecemos da nossa realidade, também o filme questiona a sua própria forma, reinventando-se à medida que avança”, completou Ricardo Oliveira.

O documentário começa com uma breve lição acerca de partículas e ouvem-se termos como “dualidade onda-corpúsculo”. Para isto fazer sentido, só vendo o trabalho completo e pode encontrá-lo no canal da banda.

Documentário “Pontas Soltas”

Fotografia de destaque retirada de Magazine HD

Isabel Pinto
Redatora do jornal Pari Passu e estudante da Licenciatura em Jornalismo e Comunicação, na Universidade de Coimbra.