Societatis

Picos dos Himalaias visíveis com a redução da poluição

Pela primeira vez em anos, os picos da cordilheira dos Himalaias conseguem ser vistos a centenas de quilómetros de distância, devido à redução dos níveis de poluição.

Várias fotografias estão a ser partilhadas nas redes sociais, numa tentativa de destacar os benefícios inesperados das medidas de contenção. O Comité de Poluição Central da Índia revela uma“significativa melhoria na qualidade do ar”, embora seja ainda impossível aferir o seu impacto na visibilidade dos Himalaias.

“Jamais poderia imaginar que isso é possível. É uma indicação clara do impacto que a poluição causou no Planeta Terra”, escreveu o jogador de cricket Harbhajan Singh ao partilhar uma imagem da vista de sua casa no Twitter.

Uma semana depois das medidas terem sido implementadas, 85 cidades na Índia já registavam menores níveis de poluição. Nova Deli, que foi descrita pelo Supremo Tribunal indiano como uma“câmara de gás” ao ar livre, verificou uma redução de 44% dos níveis de partículas finas em suspensão.

Numa entrevista à estação de rádio SBS Hindi, Balbir Singh Seechewa, um sikh que alerta para os problemas da poluição no país há mais de 30 anos, diz que “nunca viu nada do género nos últimos tempos. E não é só isso, há estrelas visíveis durante a noite.”

Apesar dos benefícios para o ambiente, as medidas de contenção estão a comprometer o sustento de famílias que vivem perto dos Himalaias. Guias sherpas, no Nepal, que realizam visitas guiadas ao monte Evereste, na cordilheira dos Himalaias, estão sem trabalho desde o começo de março.

Fotografia de destaque retirada do jornal Público

Francisca Lobato
Estudante de Jornalismo e Comunicação, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.