Ludis

‘Personal Trainers’ usam meios digitais para tornar o isolamento mais ativo

Com o encerramento dos ginásios e com a impossibilidade de sair de casa, manter uma boa condição física pode parecer uma tarefa impossível. Existem, no entanto, cada vez mais profissionais do desporto que trabalham para um objetivo comum: promover e possibilitar a prática de exercício em casa.

Em seguimento da declaração do estado de emergência, vários estabelecimentos fecharam portas por tempo indefinido. É o caso de inúmeros ginásios por todo o país, que optaram por esta decisão a fim de proteger os seus clientes e colaboradores.  

Os apelos a que não se saia de casa por longos períodos de tempo, a menos que estritamente necessário, impossibilitam também a prática de exercício ao ar livre, reduzindo assim exponencialmente as opções de todos os que se queiram manter ativos.  

Os profissionais de desporto viram-se, por esta razão, obrigados a adaptar o tipo de serviço fornecido aos clientes, de modo a que ainda seja possível um acompanhamento progressivo, sem riscos de contaminação. Rafael Caria, personal trainer e licenciado em Desporto e Bem-estar, afirma que ”por ser uma situação que poderá prolongar-se por bastante tempo, o treino online será a opção mais provável a adotar, por ser mais individualizado e mais esclarecedor”.  

Apesar destas soluções, o número de portugueses com 15 ou mais anos de idade que raramente praticam exercício é cada vez maior, com percentagens que chegaram aos 74% em 2017, segundo a Direção Geral de Saúde. A este facto adiciona-se o aumento de pessoas que se encontram atualmente em casa em regime de teletrabalho, tornando a atividade física diária de grande parte da população quase nula.  

Com o objetivo de combater este sedentarismo, alguns destes profissionais tomaram a iniciativa de gravar treinos e disponibilizá-los nas suas redes sociais com livre acesso a todos os seguidores, de forma totalmente gratuita. Estes vídeos mostram múltiplos exercícios, facilmente realizáveis em casa, utilizando apenas o peso corporal ou até mesmo objetos do nosso dia-a-dia.

A prática quotidiana de desporto contém vários benefícios, ”especialmente na questão do fortalecimento do sistema imunológico”, como conta Fernando Almeida, mestre em Exercício e Saúde. Fernando é um dos personal trainers que publica com frequência novos vídeos para os seus seguidores, a fim de ‘’continuar a fazer parte da vida dos sócios da instituição onde trabalha, como também incentivar o movimento humano.’’ 

No entanto, alerta que nem todo o conteúdo disponibilizado é adequado a todo o tipo de pessoas, aconselhando por isso ”a quem tiver algum tipo de limitação, antes de realizar algum treino, aula em direto ou algum vídeo publicado, a perguntar a algum profissional na área de exercício físico de confiança ou até mesmo um ginásio, se é um treino indicado para si.” 

Manter-se ativo nunca foi mais fácil. Com a contribuição de todos estes meios, reúnem-se as condições para que seja possível possuir uma mente sã, num corpo são.  

Fotografia de destaque retirada de: Women’s Health

Cátia Gonçalves
Estudante em Jornalismo e Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.