
O que se passava no desporto há um ano?
Há um ano não havia Covid-19. Há um ano podíamos sair de casa. Há um ano vivia-se um fim de semana desportivo, com bancadas cheias e muitas emoções. Há um ano conquistavam-se títulos e fazia-se história.
Há um ano, no futebol, o Benfica, líder do campeonato, vencia o Tondela por 1-0 com um golo de Seferovic marcado nos minutos finais. Na perseguição aos encarnados, o Porto teve que suar para vencer em Braga. 3-2 foi o resultado final num jogo marcado pelas cambalhotas no marcador. Soares foi o “Homem do Jogo” ao apontar dois golos. Dos restantes jogos da jornada 27 da Liga NOS, destaque para o dérbi da Madeira entre Marítimo e Nacional. A equipa da casa levou a melhor num jogo impróprio para cardíacos que também terminou com 3-2 no marcador. Entre muita polémica, o Nacional até chegou ao 3-3 nos minutos de compensação, mas o golo foi anulado para euforia dos adeptos e equipa maritimistas.
Há um ano, na Catalunha jogava-se o dérbi local. O Barcelona recebia em Camp Nou o Espanyol. Messi decidiu o encontro com dois tentos que selaram o 2-0 final. Também lá por fora, em Itália, a Juventus, ao vencer o Empoli por 1-0, garantia matematicamente o acesso à Liga dos Campeões. Moise Kean começava a brilhar pela equipa de Turim, marcando pelo terceiro jogo consecutivo naquela que seria uma série de cinco partidas do jovem, na altura com 19 anos, a fazer abanar as redes do adversário.

Há um ano, realizava-se o primeiro dérbi de futebol feminino entre Benfica e Sporting. O Estádio do Restelo, em Lisboa, viu a equipa de Alvalade vencer as encarnadas por 1-0. O jogo teve um cariz solidário, tendo sido angariados 38 mil euros só em receita de bilheteira, que reverteram para as vítimas da tragédia do ciclone Adai, que atingiu a região centro de Moçambique, o Maláui e o Zimbabué a 14 de março de 2019. 15204 pessoas responderam à chamada e nem o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, faltou. O golo solitário de Joana Marchão, conseguido através da conversão de uma grande penalidade, foi o suficiente para levar de vencida o Benfica, num jogo em que o resultado era o menos importante.

Há um ano, o Sporting conquistava a sua sétima Taça de Portugal de futsal masculino. Numa vitória arrancada apenas nas grandes penalidades, os verdes e brancos revalidaram, em Gondomar, o título que tinham conquistado na época transata. Após o 4-4 no tempo regulamentar, o jogo foi para prolongamento. Cada equipa marcou mais um golo no tempo extra e o jogo foi para os penáltis empatado a 5. Robinho falhou para o Benfica e Merlim fez as redes abanar, oferecendo o troféu ao Sporting.
Há um ano, na vertente feminina, o Benfica foi mais feliz. A Taça de Portugal de futsal feminino foi para a Luz. Na final, contra a Novasemente, 2-0 foi o resultado final. Janice e a guarda-redes Ana Catarina garantiram a vitória, pela quarta vez consecutiva, das encarnadas na competição.
Há um ano, no basquetebol, Oliveirense e Porto superavam Benfica e Ovarense, respetivamente. Travante Williams, autor de 29 pontos e 10 ressaltos, brilhou na Oliveirense e Khalen Cumberlainder, com 20 pontos, foi o melhor jogador da Ovarense, embora não tivesse chegado para vencer os dragões.
Há um ano foi assim, ontem a Federação Portuguesa de Futebol cancelou todas as competições dos escalões de formação.
Foto de destaque: Record