Artem

O dia em que a arte volta a sair à rua

Encerrados desde 14 de março, museus reabrem e celebram Dia Internacional com exigências de segurança. A DGPC convida todos os membros da rede a celebrar a data sob o tema “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”.

Museus, palácios, monumentos nacionais e galerias de arte reabrem esta segunda-feira ao público. Assinala-se o Dia Internacional dos Museus com exposições e iniciativas online e com normas de segurança, que exigem o uso de máscaras e distanciamento social.

As normas de higiene e segurança são adaptadas à dimensão dos espaços. O uso obrigatório de máscaras, a higienização de espaços, os circuitos sinalizados, a estimativa prévia da duração das visitas e a limitação de uma pessoa por cada 20 metros quadrados são alguns dos princípios a adotar, segundo o Observador.

Pagamentos por cartão, o adiamento da abertura de serviços não essenciais, como os educativos, e a abolição de folhas de sala são outras das recomendações, que se encontram no manual que a DGPC elaborou para garantir a segurança de visitantes e trabalhadores dos espaços.

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) assinala a data e o simbolismo da ocasião, mantendo a tradição da entrada gratuita em museus, monumentos e palácios da sua tutela, no dia de hoje.

O Museu da Farmácia, juntamente com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o Museu da Marioneta, o Museu do Oriente e o Museu Nacional de Etnologia, inaugurou hoje uma exposição virtual em torno da história das máscaras. “Um Mundo de Máscaras” tem como intuito “promover uma ponte entre o presente e o passado, por forma a desmistificar a utilização deste objeto milenar que, noutros tempos, era usado com diversos objetivos, para além da proteção”, pode ler-se no sítio ‘online’ da iniciativa.

A exposição pretende ainda ser rosto da “diversidade de civilizações, países, culturas e povos, sob a perspetiva de um dos mais relevantes testemunhos que a antropologia nos permite hoje conhecer: a máscara”.

O programa geral, que está em permanente atualização, já está disponível.

Informação da Fundação de Serralves sobre as novas regras de segurança

Fotografia de destaque retirada de Fundação de Serralves

Sara Carrulo
Estudante da Licenciatura em Jornalismo e Comunicação, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.