
No regresso do futebol a Portugal, a calendarização conta com jogos sete dias por semana
O campeonato português recomeçará a 4 de junho. Com dez jornadas restantes para o fim da competição, já foram aprovados 10 estádios para a realização das provas.
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) planeia que os jogos que restam até ao fim do campeonato sejam, em regra, disputados de segunda a domingo. Sónia Carneiro, diretora-executiva da Liga revelou pormenores relativos à calendarização, em entrevista ao programa Bola Branca, da Rádio Renascença.
As partidas serão disputadas todos os dias. “Teremos futebol de segunda a domingo, exceto em alguns dias de julho em que não será possível. Os adeptos irão ‘matar’ toda a ‘fome’ de bola que tiveram durante estes dois meses e meio de confinamento”, afirma Sónia Carneiro.
As restantes jornadas do campeonato decorrerão entre dia 4 de junho e dia 26 de julho. Serão as oito semanas que vão permitir encerrar o campeonato nacional da época 2019/2020. A diretora-executiva garante que a calendarização está a ser programada de modo a permitir o descanso dos jogadores entre as partidas e que, provavelmente, ainda esta semana “será publicado o calendário” dos jogos em falta.
“Estamos a trabalhar com os operadores para otimizar horários e preencher o calendário o mais possível com o número máximo de dias com jogos. Os clubes estão a fazer um grande esforço nesse sentido e esse trabalho está a ser feito com os departamentos de futebol, para as equipas terem um período de descanso mínimo de três a quatro dias”, refere.
Já foram selecionados 10 estádios para receber os jogos que faltam da I Liga, que obedecem a uma série de condições para reduzir ao mínimo os riscos relacionados com a Covid-19. São necessárias condições específicas nos balneários e ginásios, limpeza e desinfeção, circuitos definidos para que os intervenientes se cruzem o menos possível, áreas delimitadas para os diferentes grupos profissionais, entre outros requisitos, segundo a Rádio Renascença.
Os estádios aprovados são os do FC Porto, Benfica e Sporting, Braga e Guimarães, Tondela, Paços de Ferreira, Portimão e Marítimo, e, ainda, o estádio da Cidade do Futebol, em Oeiras.
Fotografia de destaque retirada de Sapo Desporto