Artem

Música bate à porta dos portugueses

Músicos, editoras e agências portuguesas decidiram juntar-se e criar o “Festival #EuFicoEmCasa” para dar concertos individuais gratuitos aos portugueses. A pandemia da COVID-19 afetou a atividade cultural. No entanto, os artistas não se deixaram ficar.

Com o aumento do número de infetados pelo novo coronavírus, os eventos na ‘internet’ multiplicaram-se. A organização do movimento “Festival #EuFicoEmCasa” destaca dois objetivos: “levar a música a todos os que ficaram privados dos concertos que foram cancelados em todo o país e, acima de tudo, sensibilizar a população portuguesa para a urgência de ficar em casa nesta altura tão crítica”. Diversos artistas vão transmitir concertos através do Instagram, durante seis dias.

O evento conta com 78 artistas, que vão atuar por cerca de 30 minutos, em direto no Instagram, a partir das suas próprias casas.  Numa fase em que a economia da cultura se encontra paralisada, a organização do festival afirma que “os artistas estão cientes de que, só com a responsabilidade de toda a população, o setor poderá voltar à normalidade o mais breve possível”.

A partir de hoje, dia 17 de março, e até domingo, dia 22 do mesmo mês, os portugueses vão poder contar com o talento de João Pedro Pais, Diogo Piçarra, Bárbara Tinoco, Bispo, entre outros. Tudo isto, sem precisar de sair de casa. Como consta nas redes sociais do movimento, a iniciativa é apoiada “pelos meios de comunicação, ‘influencers’ e toda a comunidade digital”.

Há música para todos os gostos. A transmissão de cada concerto será feita na conta de Instagram de cada um dos artistas que vão participar. O alinhamento da iniciativa encontra-se disponível na página do festival.

Fotografia de destaque retirada da página de Facebook do Festival #EuFicoEmCasa

Sara Carrulo
Estudante da Licenciatura em Jornalismo e Comunicação, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.