Societatis

Mcdonald’s encerra todos os seus restaurantes no Reino Unido

Cerca de 1.270 estabelecimentos Mcdonald’s vão fechar esta segunda-feira ,às 19h00, a fim de garantir segurança e bem-estar de funcionários e clientes. 

O restaurante de fast-food anunciou o seu encerramento como tentativa de combate ao novo coronavírus. A cadeia de restaurantes já tinha anteriormente retirado todas as mesas e cadeiras, assegurando unicamente serviço de take-away.

Imagem publicada pela Mcdonald’s nas suas redes sociais

A Mcdonald’s junta-se assim a inúmeras cadeias que tomaram também a decisão de encerrar os seus estabelecimentos por tempo indeterminado, como é o caso da rede de cafés Costa, que conta com mais de 2 mil espaços, assim como a Starbucks. Lojas de roupa como a Primark, New Look e Topshop também fecharam portas.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, salienta a importância do cumprimento das regras de segurança e do distanciamento social. 

Na semana passada, apelou ao bom senso dos cidadãos para que estes deixassem de frequentar espaços de convívio social, como cafés, bares e restaurantes. Nesse sentido, o primeiro ministro britânico acabou por decretar o encerramento de todos esses estabelecimentos na sexta-feira.

Esta legislação será aplicada em toda a Inglaterra como também nas regiões autónomas da Escócia e Irlanda do Norte. O incumprimento destas restrições por parte das empresas poderá resultar em diversos avisos, multas e até mesmo perda da licença de venda de álcool. 

O número atual de infectados pela Covid-19 no Reino Unido excede os 5 mil, dos quais (se registam até à data) 281 mortes.

Fotografia de destaque retirada de de Getty Images.

Cátia Gonçalves
Estudante em Jornalismo e Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.