
Jogos Olímpicos adiados para 2021
O evento que iria decorrer em Tóquio de 24 de julho a 9 de agosto foi adiado para 2021. A decisão foi anunciada pelo primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, esta terça-feira.
O Comité Olímpico Internacional (COI) emitiu um comunicado onde confirma o adiamento do evento, mas assegura que mesmo acontecerá ‘’não mais tarde que o verão de 2021’’. A competição será reunida com os Jogos Paralímpicos, que iriam decorrer de 25 de agosto a 6 de setembro de 2020, apresentando o nome de Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020.
O primeiro-ministro afirma que o Japão e o Comité Olímpico Internacional chegaram a esta decisão conjunta através de uma chamada telefónica, em seguimento à crescente preocupação das pessoas com a pandemia do novo coronavírus.
‘’Propus o adiamento por cerca de um ano e o presidente (do COI) Thomas Bach concordou a 100%’’, declara Shinzo Abe aos jornalistas.
Esta decisão foi tomada tendo em consideração o crescente número de casos de Covid-19, bem como este vírus tem afetado a preparação física dos participantes. Optou-se pelo adiamento, a fim de salvaguardar a saúde dos atletas assim como a de todos os membros da organização dos jogos.
Segundo o COI, a chama Olímpica permanecerá no Japão, e manter-se-á acesa, ‘’podendo tornar-se a luz no fundo do túnel’’ e um símbolo de esperança.

Esta é a primeira interrupção oficial dos Jogos Olímpicos desde a Segunda Guerra Mundial, quando os Jogos de verão de 1944 foram cancelados.
Fotografia de destaque retirada de: NewsWeek