Ludis

Jogadores da I Liga com resultado errado em testes de despiste à Covid-19

Casos identificados como infetados nos plantéis de Vitória de Guimarães e Famalicão eram negativos. Em 11 análises realizadas, o laboratório Unilabs acertou em apenas duas. A denúncia foi feita por um médico do Hospital de São João.

De acordo com o Expresso, os testes feitos pela Unilabs aos atletas estão a dar vários falsos positivos para a infeção pelo novo coronavírus. Em testes feitos a 11 atletas, sete jogadores do Famalicão deram positivo, assim como três jogadores do Vitória. Quer a empresa, quer o Hospital de S. João vieram já este sábado emitir um comunicado conjunto onde refutam a notícia. Não só dizem desconhecer o estudo, como criticam “conclusões alarmistas”. O FC Famalicão já se pronunciou numa nota divulgada à comunicação social que “reitera a confiança clínica na Unilabs.”

Questionado pelo Expresso, o laboratório refutou a existência de qualquer falha nos procedimentos, mas confirma que “houve médicos de clubes a perguntarem porque havia tantos positivos”, diz o diretor técnico da Unilabs, António Maia Gonçalves.

Os testes da Unilabs acertaram apenas em dois casos, sendo que os outros nove eram falsos positivos. A multinacional de análises clínicas trata-se de um laboratório que tem gestores com ligação familiar à Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em Portugal, é liderada por Sérgio Gomes da Silva, filho do atual presidente da FPF, Fernando Gomes, e Luís Menezes, filho do antigo autarca de Gaia Luís Filipe Menezes.

Em comunicado, a Liga já se pronunciou quanto a este assunto, afirmando que a escolha da Unilabs prende-se pelo facto de este laboratório oferecer as “melhores condições”. O organismo também explica que:

“Os testes são contratualizados e pagos por cada clube de forma individual com o laboratório escolhido.”

A Liga Portuguesa volta a ser disputada a partir do dia 3 junho com maiores regras de segurança e sem o habitual público nas bancadas.

Fotografia de destaque retirada do site da Renascença

João Costa e Silva
Estudante da licenciatura em Jornalismo e Comunicação.