Ludis

FIFA recomenda reavaliar critérios de idade para as Olimpíadas de 2021

Medida permitirá a jogadores nascidos a partir de 1 de janeiro de 1997 disputar o torneio, mesmo que já tenham cumprido 24 anos.

Um grupo de trabalho criado pela FIFA para analisar e fazer recomendações sobre o futebol tendo em conta a pandemia de COVID-19 admitiu que os critérios de idade para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020, adiados para 2021, devem ser revistos. A possibilidade de alteração foi posta em cima da mesa nesta sexta-feira, 3 de abril, pela FIFA, com o intuito de não prejudicar os atletas que, por força do adiamento do evento, ultrapassarão a idade prevista no regulamento.

Em comunicado, o grupo que inclui líderes federativos da FIFA e das federações continentais considerou agilizar os critérios de modo a que jogadores nascidos a 1 de janeiro de 1997 ou depois possam ainda disputar o torneio, mesmo que já tenham cumprido 24 anos.

Os países apurados podiam já nomear três jogadores acima dos 23 anos para participar, mas, com esta recomendação, podem também ser selecionados jogadores de 24 anos que tenham participado no apuramento através de outros escalões etários, como o Europeu de Sub-21, no caso da Europa.

A decisão final caberá sempre ao Comité Olímpico Internacional, que decidiu em março, em conjunto com o Governo do Japão e o Comité Organizador dos Jogos, adiar a competição para 2021.

Francisca Lobato
Estudante de Jornalismo e Comunicação, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.