Artem

Eventos culturais encontram nova audiência na ‘internet’

Concertos, peças de teatro e inaugurações de exposições são alguns dos eventos que estão a ser preparados para os próximos dias. Com o cancelamento da maior parte dos eventos culturais, os músicos encontraram na ‘internet’ uma nova forma de expressão e de contacto com a população.

Ao longo desta semana, vários têm sido os espetáculos cancelados como medida de prevenção da CODIV-19. A solução encontrada foi a transmissão online. Vários artistas encontraram nesta plataforma um modo alternativo de fazer os seus espetáculos, sem público e com transmissão em direto.

Um dos exemplos é Salvador Sobral. Vencedor do Festival da Canção 2017 com a música “Amar pelos Dois”, Salvador anunciou que fará um concerto com o guitarrista André Santos no sábado, dia 14 de março, com transmissão em direto no Facebook e no Instagram.

“Decidimos fazer um concerto para todas as pessoas que estão em casa de quarentena, voluntária ou não”, explicou o músico nas redes sociais.

Vídeo retirado do Facebook Oficial de Salvador Sobral

Salvador Sobral não é o único artista a optar pelo digital. Os Cordel e Emmy Curl são alguns dos intérpretes que anunciaram utilizar moldes semelhantes como alternativa aos eventos cancelados.

Os Cordel, dupla dos músicos Edu Mundo e João Pires, farão um concerto em direto no Facebook, na segunda-feira, dia 16, às 21:30. Por sua vez, Emmy Curl, que tinha vários concertos marcados, vai utilizar o digital para transmitir a sua atuação.

Facebook Oficial da cantora Emmy Curl

Um outro projeto cultural que decidiu abraçar esta ideia foi o ECO – Reverberações no Vale do Minho, um trabalho conjunto da “Comédias do Minho” com o Teatro do Frio, do Porto. O projeto, suspenso devido aos planos de contingência, teve de se readaptar e tentará levar o espetáculo ao público, através de plataformas de vídeo.

Uma imagem com captura de ecrã, interior

Descrição gerada automaticamente
Facebook Oficial de Comédias do Minho

Fotografia de destaque retirada do jornal Público

Ariana Araujo
Estudante de Jornalismo e Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra