Artem

Eurovisão adiada para 2021

Pela primeira vez em 64 anos, o Festival da Eurovisão não será realizado. O avanço do surto covid-19 é a principal razão para o cancelamento do evento que, este ano, reunia 41 candidatos à vitória na cidade de Roterdão, na Holanda.

A Operating Eurovision and Euroradio (EBU), responsável pelo Festival, anunciou em comunicado o cancelamento da 64ª edição. Divulgado nas redes sociais, a EBU refere que explorou “várias opções e alternativas que permitissem que o concurso fosse por diante”, no entanto, face ao avanço generalizado da covid-19 na Europa, bem como as restrições exigentes à mobilidade de pessoas no continente, achou por bem suspender o evento.

Elisa, representante portuguesa com o tema “Medo de sentir”, já não vai representar o país à Holanda, pelo menos este ano.Com recurso às redes sociais, a compositora do tema, Marta Carvalho, lamentou a atual situação que se vive nos dias de hoje e agradeceu todo o apoio recebido. Elisa também recorreu às redes sociais e alertou para o cuidado que tem de ser tomado dada a conjetura atual, “Lamentamos muito, mas sabemos que a saúde de todos é o que importa. Cuidem-se!”, referiu a intérprete na sua conta de Instagram.

Vídeo oficial retirado do canal de Youtube – Eurovision Song Contest

Portugal, que participa no Festival desde 1964, só falhou, desde então, em apenas cinco edições do espetáculo. A Eurovisão estará de volta em 2021 e, ao que tudo indica, serão mantidas as discussões entre todas as partes envolvidas, incluindo a cidade de Roterdão, sobre o local de acolhimento do evento em 2021.

Fotografia de destaque retirada do site da Eurovisão

João Costa e Silva
Estudante da licenciatura em Jornalismo e Comunicação.