
Eleições no FC Porto já têm nova data marcada
Depois de ter sido adiado, já foi enunciada uma nova data para a realização do ato eleitoral. Será em junho e conta com três candidatos.
O presidente da Mesa da Assembleia Geral do FC Porto, Matos Fernandes, definiu ontem que os dias 6 e 7 de junho seriam a nova data para a realização das eleições no clube. São três os candidatos à presidência do clube nortenho.
Inicialmente previstas para 18 de abril, as eleições foram adiadas devido à pandemia da Covid-19. A nova data “é para aproveitar o terceiro período de desconfinamento”, explica Jorge Filipe Correia, candidato ao Conselho Superior pela lista Pinto da Costa.
Numa reunião que juntou candidatos e representantes das quatro listas apresentadas, ficou determinado que a lista A é liderada por Pinto da Costa, a B por Nuno Lobo, a C é encabeçada por José Fernando Rio e, por fim, a lista independente para o Conselho Superior ficou definida como D.
Jorge Filipe Correia explicou que as novas datas para a realização das eleições surgirão “numa altura em que este tipo de concentrações, com regras de segurança e cautelas, seja possível”.
José Fernando Rio discorda do ‘timing’ das eleições, que considera estarem a “ser apressadas”. Afirma não ter havido “oportunidade de trocar opiniões com os sócios”, depois de “quase dois meses em suspenso devido ao estado de emergência”. O candidato acredita que nessa altura ainda não estarão reunidas as condições para realizar as eleições em segurança. No entanto, declara-se que “as ideias estão alinhadas e vamos à luta”.
A posição do responsável pela Lista C surpreendeu a candidatura de Pinto da Costa. “Ao contrário da maioria das listas, a do doutor José Fernando Rio não quer ir já a votos”. Ora, deve ser inédito que algum candidato que quer ir a votos não querer ir logo a eleições, apresentando pretextos dilatórios que fariam arrastar ainda mais a situação. Além de que a direção está em gestão corrente até novas eleições”, explicou.
Nuno Lobo, candidato da lista B, está recetivo à data apontada, ainda assim estranhou o facto de ser realizada em dois dias. “Pode fazer-se muita coisa de um dia para o outro. Isto é uma candidatura do povo e é muito difícil estar com os sócios. Pinto da Costa já tem o trabalho feito. O nosso único interesse é o FC Porto. Este clube não se chama FC Pinto da Costa, mas FC Porto”, concluiu.
O associado à lista A anunciou ainda que o ato eleitoral deverá decorrer na Dragão Arena, “para haver mais espaço entre as mesas de voto”.
Fotografia de destaque retirada do twitter oficial do FC Porto