Ludis

Desporto suspenso: pessoal médico é convocado para a linha da frente

Por todo o mundo, atletas trabalham para ajudar profissionais da saúde durante a crise que se atravessa. Doações e angariações de fundos são exemplos das ações praticadas.

Nos tempos que correm, cabe a cada um fazer o que pode para preservar a saúde pública. Enquanto a maioria da população é aconselhada a não sair à rua, há certos setores, como o da saúde ou o da distribuição alimentar, que não podem ser suspensos. Devido ao surto de COVID-19, a maioria dos eventos desportivos tem vindo a ser cancelados ou adiadados. Contudo, há atletas que, mesmo a partir de casa, querem fazer mais pela comunidade.

O tenista Rafael Nadal e o basquetebolista Pau Gasol uniram-se para lançar uma campanha de angariação de fundos para ajudar a combater a pandemia. Os atletas espanhóis usaram as redes sociais para fazer o apelo e “unir todos os desportistas espanhóis”, explicou Nadal na sua conta de Twitter. Gasol esclareceu que a meta a alcançar são os 11 milhões de euros e que tanto o seu donativo como o do colega tenista já foram feitos. “Chegou a hora de conseguir a nossa maior vitória”, encorajou o basquetebolista.

Outra personalidade do desporto que não ficou de braços cruzados foi Conor McGregor. Segundo o jornal A Bola, o lutador irlandês doou um milhão de euros ao pessoal médico da Irlanda.

Cruzando para o mundo do futebol, Nani anunciou no Instagram que vai emprestar casas aos profissionais de saúde. “As nossas casas são agora a vossa casa. A Feels Like Home, em parceria com a Tech4Covid-19 e a Associação do Alojamento Local em Portugal, está a disponibilizar apartamentos aos técnicos de saúde”, escreveu o jogador do Orlando City na rede social.

A Fundação do Futebol – Liga Portugal vai também angariar fundos para a aquisição de material hospitalar. No jornal Público pode ler-se: “o projeto “Stop Covid-19” vai ter em leilão bolas e camisolas autografadas por atletas dos semifinalistas da Taça da Liga, nomeadamente do Sp. Braga, FC Porto, Sporting e V. Guimarães”.

Também Cristiano Ronaldo se chegou à frente e, em conjunto com o empresário Jorge Mendes, vai equipar novas alas de cuidados intensivos. De acordo com a Tribuna Expresso, camas, ventiladores e monitores cardíacos vão chegar ao Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, que integra os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente. Ambas as alas receberão dez camas cada. Também o Hospital de Santo António, no Porto, é abrangido pelas doações e terá uma nova ala de cuidados intensivos com 15 camas novas, revelou a unidade de saúde à Agência Lusa.

De volta ao ténis, Roger Federer garantiu que vai doar um milhão de francos suíços (940 mil euros) a famílias carenciadas na Suíça, afirma A Bola. Na sua conta de Instagram, o desportista escreveu “Estamos a viver tempos difíceis. E ninguém deve ficar para trás. […] Esperamos que outros se juntem a nós. Juntos, podemos superar esta crise”.

Fotografia de destaque retirada de PPLWare

Isabel Pinto
Redatora do jornal Pari Passu e estudante da Licenciatura em Jornalismo e Comunicação, na Universidade de Coimbra.