
Crimes sexuais online aumentam durante a pandemia
O número de crimes sexuais na internet aumentou de forma significativa com a pandemia. A menor supervisão parental e o aumento do tempo que crianças e jovens passam online tornou-os mais vulneráveis aos criminosos. Os pedófilos estão a aproveitar o surto do novo coronavírus para aliciar mais vítimas.
O alerta foi dado pela Europol. Só em março, a organização desmontou duas redes dedicadas à exploração sexual de crianças, detetando igualmente um aumento significativo de tentativas de contactos com menores nas redes sociais.
A Europol alerta para a maior exposição das crianças e jovens aos crimes sexuais praticados através da internet durante a pandemia. A APAV e a PJ portuguesa confirmam esta tendência para o “aumento significativo de tentativas de contactos com menores nas redes sociais”.
Ricardo Estrela, responsável da Linha Internet Segura da APAV, adianta à RTP que os menores estão a passar mais horas a navegar na internet, sem qualquer vigilância, ficando assim mais expostos a predadores. Por fim, deixa algumas recomendações aos pais, tal como estarem atentos aos padrões das crianças online e se for mesmo necessário controlar os acessos a determinados conteúdos.
É de relembrar que , de acordo com o relatório de abril da Europol, houve um “aumento de tentativas de adultos entrarem em contacto com crianças através das redes sociais em alguns países” durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus.
Fotografia de destaque retirada do Observador