
Brasil: Sérgio Moro pediu a demissão a Jair Bolsonaro?
Situação política do país continua instável após o despedimento do ministro da Saúde. Em tempos de pandemia, presidente brasileiro insiste em escolher livremente quem quer ter a seu lado.
A turbulência política no Brasil, que se tem intensificado com a pandemia da COVID-19, sofreu recentemente outro abanão. Sérgio Moro, ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, apresentou hoje, dia 23 de abril, a sua demissão, adiantou a Folha de S. Paulo. Embora a imprensa já tenha noticiado a questão, o gabinete de imprensa do ministério ainda não confirmou a informação.
Aparentemente, tudo terá começado porque Bolsonaro tencionava substituir Maurício Valeixo, comando da Polícia Federal e aliado de Moro, explica o Público. O presidente brasileiro teria vontade de colocar antes a seu lado alguém que o apoiasse. Por considerar que se trataria de um ataque político, o ministro da Justiça terá apresentado um pedido de demissão ao presidente.

Bolsonaro encarregou os ministros da Casa Civil e da Secretaria do Governo de convencer Moro a não abandonar o cargo. Ao Público, o deputado Capitão Augusto disse ter falado com o ministro, “que lhe garantiu que irá permanecer no governo”. Por outro lado, os apoiantes de Moro dizem que ele sairá efetivamente, se Bolsonaro avançar com a substituição de Valeixo.
Para já, não é possível ter certezas quanto ao abandono dos cargos de ambos, uma vez que não foi feita qualquer comunicação oficial do governo em relação ao assunto. Se Sérgio Moro deixar realmente de ser ministro, será o segundo a retirar-se do panorama político do Brasil no período de apenas uma semana, após o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ter sido afastado das suas funções.
Fotografia de destaque retirada de Veja