
Barcelona coloca à venda direitos sobre o naming do Camp Nou
A princípio, o contrato de venda será de um ano e o dinheiro arrecadado será usado para apoiar pesquisas e ações de combate à pandemia da COVID-19.
O Clube de Futebol Barcelona anunciou, na manhã desta terça-feira, a intenção de colocar à venda os direitos de naming do famoso estádio Camp Nou. Pautando-se no compromisso que sempre defenderam de que o Barcelona está comprometido com a sociedade e é “mais do que um Clube”, os diretores da instituição aprovaram essa iniciativa com a intenção de arrecadar dinheiro para investir em projetos de pesquisa envolvidos no combate à pandemia do novo coronavírus.
“Queremos enviar uma mensagem universal. Pela primeira vez, alguém terá a oportunidade de colocar o seu nome no Camp Nou e as receitas serão para toda a humanidade. Estamos numa situação de emergência. Precisamos de ter uma resposta muito rápida e vamos colocar a nossa jóia da coroa ao serviço”, declarou o vice-presidente do Barcelona Jordi Cardoner, após uma reunião da direcção do clube.

Os direitos sobre o naming do Camp Nou serão cedidos pelo período de um ano, para a temporada 2020-2021. A responsabilidade e administração desse processo de venda será da área comercial da Barça Foundation, fundação do clube que está sob a direção de Cardoner e que, em 2020, completa 25 anos de existência. Desde a sua criação, a Barça Foundation está envolvida em projetos sociais. Hoje, já ajuda mais de 1.6 milhão de crianças ao redor do mundo a melhorarem suas condições de vida, via programas educacionais, programas para prevenção da violência e para inclusão social.
Desde a sua inauguração, em 1957, o Camp Nou jamais teve um patrocinador. A ideia de explorar economicamente o naming do estádio estava reservada para o projeto comercial Espai Barça, que visa reformar urbanisticamente o Camp Nou e todo seu entorno, com novas e modernas instalações que transformariam o espaço no maior e melhor complexo desportivo do mundo.
Apesar dos planos do clube – e por conta do atual cenário mundial – a diretoria e sócios do Barcelona decidiram adiantar a procura por patrocinadores. Nas próximas semanas, a área comercial da Barça Foundation estará iniciando o processo de procura e venda do naming do Camp Nou. O patrocinador que assinar o contrato de um ano com o clube terá o direito de expor o seu nome no estádio pela primeira vez na história.

O dinheiro arrecadado neste acordo será destinado a dois objetivos: uma parte da quantia será investida em pesquisas de combate à pandemia da COVID-19 (a escolha do projeto será do próprio patrocinador), e o restante do dinheiro será compartilhado entre outros projetos desenvolvidos paralelamente. A escolha destes outros projetos será feita por um comitê administrativo composto pela presidência, diretoria e sócios do Barcelona.
Imagem de destaque retirada da Agência de Notícias LUSA