
António Costa e Pedro Sánchez discutem o fecho das fronteiras
O primeiro-ministro português, António Costa, e o chefe de Governo espanhol, Pedro Sánchez, têm neste domingo uma reunião por videoconferência para decidir o que fazer em relação às fronteiras terrestres entre os dois países face à ameaça do coronavírus.
Nas últimas horas, houve uma evolução da posição do Governo relativamente às fronteiras terrestres. Na passada sexta-feira, o ministro da Administração Interna afirmou que não se justificava o encerramento das mesmas. Um dia depois, um comunicado do gabinete do primeiro-ministro anunciou que ia estar em curso, durante o fim-de-semana, um controlo pontual das fronteiras terrestres.
Desde sábado, estão a decorrer colaborações por parte da GNR, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e da Direção-Geral da Saúde para ações pontuais de controlo da fronteira entre Portugal e Espanha.
A Comissão Distrital de Proteção Civil de Bragança decidiu recomendar ao Governo o encerramento e controlo das fronteiras do distrito. Também o presidente da Câmara de Monção, após uma reunião com a Proteção Civil local, pediu ao Governo para restringir a passagem.
As novas decisões sobre o controlo de fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha, ou mesmo o seu encerramento, deverão ser tema central na reunião entre Costa e Sánchez. No entanto, a decisão final só será anunciada na segunda-feira, após uma reunião dos ministros da Administração Interna e da Saúde da União Europeia, que querem definir medidas de controlo sanitário nas fronteiras internas e externas da união.
Há momentos a LUSA anunciou que Portugal e Espanha vão limitar a circulação na fronteira a mercadorias e trabalhadores.
Fotografia de destaque retirada do jornal Correio da Manhã