Artem

Alternativas culturais para assistir em casa

O setor cultural é um dos mais afetados pela crise provocada pelo novo coronavírus. No entanto, não deixam de surgir atividades ‘online’ para entreter a população.

Em tempos de incerteza, em que grande parte da população está em casa, o acesso à cultura continua presente à distância de um clique. Da música à literatura, não falta entretenimento no mundo digital. Conheça alguns dos eventos que estão a decorrer e que podem ajudar a passar o tempo.

Casa da Música lança canal de ‘streaming

Para celebrar os seus 15 anos, a Casa da Música, localizada no Porto, abriu um canal de ‘streaming’. Começaram a ser divulgados, às 10h do dia de hoje, vários vídeos, entre concertos e mensagens de figuras da Casa.

Apesar da presença nas redes sociais, a instituição entendeu que precisava de “um espaço mais nobre, mais sossegado, menos ruidoso para partilhar o acervo, que é grande já, de concertos”, declarou à Lusa o diretor artístico da Casa da Música, António Jorge Pacheco. Deste modo, lançou um blogue, espaço onde irá partilhar os seus vídeos.

Segundo o Observador, além dos concertos, o público vai poder contar com um ‘quiz’, em que “os músicos gravam um excerto de uma obra conhecida e as pessoas podem tentar adivinhar qual é a obra”, explicou o diretor artístico. Serão ainda divulgadas fotografias dos 15 anos da instituição, “postais musicais” gravados pelos músicos, entre outras atividades.

Conteúdos exclusivos na plataforma lançada pela editora Lovers & Lollypops

A editora e promotora portuense Lovers & Lollypops lançou uma plataforma ‘online’ que dá acesso a edições, concertos, documentários, performances, entre outros trabalhos artísticos. Em comunicado, a editora afirmou que os principais objetivos são “a manutenção do trabalho de edição da editora, assim como a criação de novas alternativas de apresentação e comunicação para os músicos e artistas com quem trabalha”.

Existem três opções de subscrição mensal: a básica, no valor de dez euros; a intermédia, no valor de 25 euros e uma avançada, no valor de 50 euros.

Casa da Arquitetura lança um canal com conteúdos exclusivos e visitas virtuais 360º

Encerrada desde o dia 11 de março, a Casa da Arquitetura, em Matosinhos, tem vindo a apostar em conteúdos digitais. “Studio Casa” é uma das rubricas que tem vindo a trabalhar no seu canal de YouTube. A par disso, tornou possível fazer visitas virtuais a 360º aos seus espaços e à exposição “Souto de Moura – Memória, Projetos, Obras”.

São disponibilizadas, todos os domingos, no Facebook, YouTube e Instagram da Casa, entrevistas a diversas personalidades, como arquitetos e artistas. Nuno Sampaio, diretor executivo, afirma que “com visitas ‘online’ e com esta nova ferramenta do Studio Casa, produzimos um conjunto de conteúdos a partir do trabalho que a instituição tem vindo a desenvolver, reafirmando a missão da Casa que é levar a disciplina a todos os públicos”, segundo o Observador.

Imprensa Nacional oferece um clássico de literatura portuguesa semanalmente

A Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) começou a disponibilizar, de forma gratuita, livros da coleção “Biblioteca Fundamental da Literatura Portuguesa”.

Os clássicos nacionais são disponibilizados todas as quartas-feiras. Já se encontram disponíveis obras como “A Ilustre Casa de Ramires“, de Eça de Queirós e “Cânticos do Realismo“, de Cesário Verde.

Medeia Filmes disponibiliza gratuitamente três filmes por semana

O cinema pode estar à distância de um clique. A Medeia Filmes disponibiliza, todas as semanas, três filmes no seu ‘site’ oficial, para ver em ‘streaming’.

Às terças, quintas e sábados, encontram-se disponibilizadas novas obras, para que este período de isolamente seja também de “quarentena cinéfila”, segundo a Medeia Filmes.

Em exibição encontram-se filmes como “Nostalgia“, de Andrei Tarkovsky e “Roma, Cidade Aberta“, de Roberto Rossellini.

Sara Carrulo
Estudante da Licenciatura em Jornalismo e Comunicação, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.