Ludis

WTCR: Circuito de Vila Real cancelado

O Município de Vila Real decidiu cancelar todos os eventos públicos até ao final do mês de julho. Entre eles, encontra-se o Circuito Internacional de Vila Real.

A ronda da Taça do Mundo de Carros de Turismo da Federação Internacional do Automóvel (FIA) no circuito de Vila Real foi cancelada. O evento, previsto para junho, vê a sua agenda alterada devido à pandemia da COVID-19. Em comunicado, o presidente da Câmara Municipal da cidade, Rui Santos, afirma que foi uma “decisão inevitável”, mas “muito difícil”.

As primeiras corridas no Circuito Internacional de Vila Real realizaram-se em 1931, pela mão de Aureliano Barrigas. As corridas projetam a região, influenciam a economia local e atraem milhares de fãs do desporto automóvel. No entanto, este ano, de acordo com a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, não foi possível encontrar uma data alternativa para a realização da prova.

Em comunicado, Rui Santos destaca o trabalho que o município tem feito para combater a pandemia e afirma que “temos procurado soluções para os problemas que a nossa comunidade vai sentindo”. Procedendo ao cancelamento de todos os eventos públicos até ao final do mês de julho, como as festas populares e o “Rock Nordeste”, confessa que “o maior destes eventos, aquele que está gravado na nossa identidade comum, é o Circuito Internacional de Vila Real. São as nossas corridas”.

José Silva, presidente da Associação Promotora do Circuito Internacional de Vila Real (APCIVR), declara que “a pandemia não acabou com as nossas corridas, a pandemia apenas interrompeu as nossas corridas”. Acrescentou, ainda, que em 2021 a prova atingirá um número redondo, ao completar o seu 90º aniversário. “Temos quase um século e, por isso, aquilo que nós estamos a preparar para o próximo ano é um evento que julgamos que vai ser memorável”.

Fotografia de destaque retirada de FIA WTCR

Sara Carrulo
Estudante da Licenciatura em Jornalismo e Comunicação, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.