Artem

Visitas a museus estão agora à distância de um “click”

Perante a pandemia do novo coronavírus, museus de todos os cantos do mundo disponibilizam o acesso às mais variadas obras de arte virtualmente.

A Google Arts & Culture decidiu unir-se com mais de 500 museus e galerias, que estão a oferecer visitas virtuais. Se estiver de quarenta, sem sair de casa e à distância de um “click”, pode ter acesso às mais variadas coleções de arte.

Podemos encontrar os museus por ordem de popularidade e também filtrá-los por ordem alfabética. A plataforma conta com um mapa do mundo com o número de museus disponível por zonas. Portugal está representado com 36 museus, maioritariamente na zona de Lisboa.

Dos museus em Lisboa, podemos facilmente ter uma visita interativa ao Museu Nacional de Arte Antiga, que alberga o maior número de peças consideradas tesouro nacional. A partir de casa, é possível visitar obras vindas da Europa, de África e do Oriente, bem como quadros e esculturas. Já no Porto, o Museu Nacional Soares dos Reis faz também parte da lista. Outrora intitulado de Museu Portuense, foi o primeiro museu de arte em Portugal.

O Museu de Arte Moderna, em Nova Iorque, o Museu Britânico, em Londres, e o Museu Van Gogh, em Amesterdão, são outros dos nomes que abrem portas virtualmente nesta altura de maior fragilidade. Alguns têm até a opção de “vista de rua”, que permite passear pelo museu da mesma forma que pelas ruas do Google Maps.

Fotografia de destaque retirada do ‘website’ “Comunidade Cultura e Arte”

Francisca Lobato
Estudante de Jornalismo e Comunicação, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.