Societatis

Uma viagem pela história das pandemias

Ao longo dos tempos, foram vários os momentos em que a Humanidade se deparou com doenças desafiantes e incertas, que tiveram um enorme impacto na história.

Com o êxodo rural, e a consequente concentração da população nos meios urbanos, e com as crescentes interações globais, as doenças começaram a espalhar-se com maior facilidade no planeta.

São macro tendências, como o aumento da população – que pressiona o ambiente – e o aumento do tráfego aéreo, que têm um impacto profundo na propagação de doenças infeciosas, segundo a empresa canadiana Visual Capitalist.

Com organizações e governos à escala global a pedir aos cidadãos para que pratiquem e respeitem o distanciamento social, de forma a reduzir a taxa de infeção, é o mundo digital que continua a permitir o contacto entre as pessoas e algumas atividades comerciais.

Apesar da persistência das doenças e pandemias ao longo da história, há uma tendência consistente de “redução gradual da taxa de mortalidade”, segundo o Fórum Económico Mundial. “A melhoria dos cuidados de saúde e do conhecimento sobre as pandemias têm sido ferramentas poderosas para mitigar o seu impacto.”

Aqui estão algumas das pandemias mais impactantes da história:

Fotografia de destaque retirada do banco de imagens Pixabay

Sara Carrulo
Estudante da Licenciatura em Jornalismo e Comunicação, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.