Ludis

UFC Brasília: o primeiro da história sem público

“It’s time!”.

Ao soar do jargão de Bruce Buffer, narrador oficial do Ultimate Fighting Championship (UFC), instala-se a tensão e a excitação de todos no ar. As luzes se acendem e, de cada canto da arena, sai um lutador. O público grita em suporte aos atletas, a energia se espalha e tão logo começam os combates no memorável octógono. Neste sábado, porém, será diferente. Pela primeira vez na história do UFC não haverá público para assistir às 12 lutas da noite, tudo por conta do surto de novo coronavírus que se alastra pelo mundo.

O evento, que está marcado para acontecer no Ginásio Nilson Nelson logo mais, na cidade de Brasília, será de silêncio. A medida foi um decreto publicado pelo governo da capital federal brasileira para evitar aglomerações pelos próximos dias na cidade. Por ser uma situação delicada e sem precedentes, a organização do UFC também tomou algumas medidas para o evento deste sábado.

No ginásio Nilson Nelson, onde ocorrerão as lutas, somente será permitida a entrada dos lutadores e de seus respectivos membros de time, um staff mínimo essencial para a realização do evento – como a equipe de filmagem e transmissão da ESPN+ – e segurança. A imprensa credenciada foi barrada de entrar no evento e, portanto, a sala de imprensa foi realocada para um hotel cerca de 10 minutos do ginásio Nilson Nelson.

Segundo informações divulgadas pelo site da ESPN, para não haver risco de contágio por parte dos atletas, as mãos dos lutadores deverão ser enfaixadas ainda no hotel, antes de chegar à arena. Após os combates, os mesmos retornarão ao hotel, para a sala de imprensa, de modo que possam ceder entrevistas aos jornalistas.

Kevin Lee – americano que participa do card principal da noite e enfrenta o brasileiro Charles Oliveira, mais conhecido como Charles do Bronx – publicou em seu twitter: “Eu estou bem em relação a lutar em uma arena vazia, não vamos exagerar no pânico, nos deixem lutar e entreter as pessoas que estão presas dentro de casa”.

As lutas começam às 18h do horário de Brasília (21h em Portugal) e serão exibidas pela ESPN e ESPN+. Confira abaixo os cards da noite deste sábado:

Fotografia de destaque retirada do CNN