Ludis

Sem público nas bancadas: foi assim o regresso do futebol na Alemanha

A retoma do futebol na Alemanha deu o pontapé de saída com o Revierderby, uma das rivalidades mais antigas e que colocou frente a frente o Borussia de Dortmund e Schalke 04. O jovem Haaland abriu as hostilidades e o português Raphael Guerreiro bisou na partida.

A pandemia do Covid-19 levou a muitas alterações no futebol como até agora o conhecemos: bolas desinfectadas, bancadas vazias, jogadores com distanciamento social nos bancos de suplentes e sem abraços nas celebrações dos golos.

No regresso ao “novo normal” há coisas que, no entanto, não mudam: Erling Haaland foi quem marcou o primeiro golo da 26ª jornada, abrindo o caminho para a goleada num dos clássicos mais ferverosos do campeonato alemão. O Borussia Dortmund demonstrou ter um maior ritmo de jogo e venceu o Schalke 04 por 4-0 e contou com um bis do internacional português Raphael Guerreiro, que foi considerado o melhor em campo. Thorgan Hazard também marcou presença na lista de marcadores.

Segundo Karl-Heinz Rummenigge, director executivo da Bundesliga, a retoma do futebol de elite na Europa foi vista por cerca de mil milhões de espectadores, com destaque para a  criatividade de alguns – houve bonecos de cartão à volta do relvado e cânticos de adeptos transmitidos pelos sistemas de som.

Nas restantes partidas da 26.ª jornada da Bundesliga já realizadas neste sábado, os resultados foram os seguintes:

Fotografia de destaque retirada do Jornal A Bola

João Costa e Silva
Estudante da licenciatura em Jornalismo e Comunicação.