Artem

Salvador Sobral brilhou no Facebook só para nós

O Covid-19 impediu a realização de muitos planos nesta noite de sábado. No entanto, estar de quarentena torna-se mais divertido quando podemos assistir a um concerto no conforto do nosso sofá, acompanhados por uma bebida e sem corrermos o risco de sermos infetados pelo vírus. Foi isso que Salvador Sobral pensou ao realizar um concerto em direto no Facebook.

Eram 21h32 quando o direto se iniciou. O primeiro português a vencer a Eurovisão, acompanhado pelo guitarrista André Santos, entrou na sala iluminada por velas. As folhas dispostas no chão indicavam que as músicas cantadas tinham sido compostas por outros autores.

Entre as cordas da guitarra de André Santos e as teclas do piano de Salvador Sobral, tocaram-se e cantaram-se temas de Amália Rodrigues, Manel Cruz, Luísa Sobral e José Mário Branco, entre outros nomes incontornáveis da música portuguesa.

Resultado de imagem para salvador sobral e andré santos

O cantor manteve sempre um registo informal e tentou interagir com o público. Os comentários a saudar a iniciativa foram uma constante ao longo de todo o direto. Nota também para a existência de espetadores de todos os cantos do país e do mundo.

A música vencedora da Eurovisão em 2017, “Amar pelos dois”, uma das últimas do alinhamento, foi dos momentos da noite.

Mais de 21 mil pessoas assistiram ao concerto, mais do que a capacidade da Altice Arena (20 mil espetadores).

 O concerto faz parte do projeto “Quinta das Canções”, que, desde janeiro, às quintas-feiras, leva ao Youtube músicas interpretadas por este duo. Todos os temas interpretados eram portugueses e enquadravam-se numa lógica de intervenção.

A necessidade de os artistas subsistirem, nesta fase em que o Covid-19 afeta a sua agenda, não foi esquecida. De salientar que Salvador Sobral viu uma série de concertos adiados ou cancelados. Hoje, deveria estar a atuar no Barreiro.

De fora não ficaram os apelos para a diminuição da propagação do Covid-19. Salvador deixou mesmo a recomendação para que não se entupissem as linhas telefónicas do SNS 24. Às 22h, houve mesmo tempo para aplaudir os profissionais de saúde.

Concerto Quinta das Canções em direto – Parte 1 O Salvador Sobral e o André Santos trazem algumas das canções da primeira série da Quinta das Canções até à casa de todos neste concerto em direto. Juntem-se a nós!

Posted by Salvador Sobral on Saturday, March 14, 2020

Concerto Quinta das Canções em direto – Parte 2O Salvador Sobral e o André Santos trazem algumas das canções da primeira série da Quinta das Canções até à casa de todos neste concerto em direto. Juntem-se a nós!

Posted by Salvador Sobral on Saturday, March 14, 2020

Fotografia de destaque retirada do jornal Expresso

Francisco Martins
Estudo Jornalismo e Comunicação e foi algures entre a escrita e o desporto que lá veio a ideia de poder vir a ser jornalista. Contar histórias, conhecer pessoas e relatar o que de especial há nelas. No fundo, dar aos outros coisas para falarem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *