Ludis

Relva aparada e bola a rolar: nem todo o futebol do mundo parou

África, América Central, Europa e Ásia – os campeonatos da modalidade que ainda decorrem estão distribuídos pelo globo. No entanto, os cuidados são diferentes em cada local.

Há várias semanas que o mundo do desporto tem vindo a desacelerar devido à pandemia. Estádios vazios, raquetes pousadas, relva por cortar nos campos e tacos por polir com giz azul já não surpreendem. Embora esta crise de saúde mundial esteja a assombrar muitos, há países que mantêm de pé as suas competições de futebol. Bielorrússia, Turquemenistão, Burundi, Taiwan, Nicarágua e Tajiquistão são as seis nações que se recusam a largar as chuteiras.

Bielorrússia – Governo não considera que os números relativos ao novo coronavírus registados no país sejam suficientes para suspender o desporto. A federação de futebol encontrou, inclusivamente, uma nova oportunidade de negócio em altura de pandemia. Saiba mais aqui.

Turquemenistão – A liga de futebol deste país asiático vai ser retomada já este domingo, dia 19 de abril. Após ter sido interrompida a 24 de março, com três jornadas já disputadas, o campeonato vai voltar ao relvado e com público nas bancadas. De acordo com a Tribuna Expresso, a nação não regista qualquer caso de infeção pelo novo coronavírus. Este é um dos três países asiáticos que se mantém em campo.

Burundi – Governo pede ao povo que reze para que este novo vírus seja vencido. Todos devem viver dentro da normalidade, aconselham os dirigentes. Saiba mais aqui.

Taiwan – Tão perto da China, a ilha conta números bastante baixos de infetados. Ainda assim, os adeptos nas bancadas são substituídos por bonecos. Saiba mais aqui.

Nicarágua – Entre ameaças de expulsão e multas para os atletas que se recusem a jogar, o governo ordena que o desporto não pare. É a “diversão do povo”. Saiba mais aqui.

Tajiquistão – A nova época começa com as cadeiras dos fãs vazias, mas sem grandes restrições adicionais. Saiba mais aqui.

O governo austríaco anunciou hoje que os clubes de futebol profissionais estão autorizados a voltar aos treinos para preparar o regresso à competição, noticiou o Público. A recomendação é que as equipas sejam divididas em grupos de seis jogadores, semelhante ao que se tem vindo a fazer na Alemanha, desde a semana passada. As competições em causa ainda não têm data prevista para serem disputadas. No caso da Áustria, a organização do campeonato terá a obrigação de realizar testes de despiste da COVID-19 a todos os atletas, nas 48 horas anteriores ao início de cada jogo. Outra medida imposta é que a bancada esteja vazia.

Fotografia de destaque retirada de Notícias ao Minuto

Isabel Pinto
Redatora do jornal Pari Passu e estudante da Licenciatura em Jornalismo e Comunicação, na Universidade de Coimbra.