Ludis

Quaresma critica “populismo racista do André Ventura”

O futebolista português Ricardo Quaresma divulgou, na passada terça-feira, uma mensagem contra o racismo, onde ataca André Ventura, que propôs um “plano de confinamento específico para a comunidade cigana”.

Foi com o logótipo da campanha “Todos diferentes, todos iguais” que Ricardo Quaresma reagiu contra André Ventura, nas redes sociais, denunciando o que considera ser o “populismo racista” do deputado. “O populismo racista do André Ventura apenas serve para virar homens contra homens em nome de uma ambição pelo poder que a história já provou ser um caminho de perdição para a humanidade”, escreveu no Facebook, lembrando que “somos todos iguais e todos merecemos na vida as mesmas oportunidades independentemente do berço em que nascemos”.

O jogador, a título de exemplo, falou da seleção nacional, que é representada por futebolistas de várias etnias. “A Seleção Nacional de futebol é de todas as cores, pretos, brancos e até ciganos”.

Ricardo Quaresma sempre foi um dos rostos de campanhas contra o racismo e insiste: “Eu sou cigano. Cigano como todos os outros ciganos e sou português como todos os outros portugueses e não sou nem mais nem menos por isso”.

Em resposta ao deputado do Chega, que reclama “mais policiamento, maior investimento em ações de formação e sensibilização e regras de confinamento específicas” para a comunidade cigana, Quaresma termina a mensagem com um apelo: “Olhos abertos amigos, o racismo apenas serve para criar guerras entre os homens em que apenas quem as provoca é que ganha algo com isso”.

Em declarações ao Jornal de Notícias, André Ventura diz que “o Quaresma devia, em vez de criticar, sensibilizar a comunidade cigana para o cumprimento genérico das leis do Estado”. Só depois disso teria moral para falar disto”, apontou o deputado, que antes já tinha considerado “lamentável que um jogador da seleção nacional se envolva em política”.

Triste de quem tenta ser alguém na vida atirando os homens uns contra os outros.Quando um homem se ajoelha na frente de…

Posted by Ricardo Quaresma on Tuesday, May 5, 2020

Fotografia de destaque retirada de Global Imagens

Francisca Lobato
Estudante de Jornalismo e Comunicação, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.