Artem

Portugal em plena pandemia visto pelas lentes de fotógrafos portugueses

Página de Instagram já conta com mais de 14 mil seguidores. Fotografias que retratam o quotidiano do país são publicadas todos os dias.

EverydayCovid” é o nome da conta de Instagram criada por fotojornalistas e fotógrafos profissionais portugueses. O objetivo do projeto é registar e partilhar momentos vividos no país durante a quarentena. Com o reforço das medidas de contenção, as saídas à rua são cada vez menos frequentes e os profissionais da informação a trabalhar no terreno são cada vez menos. Quem vive da fotografia, que depende particularmente do contacto direto com a rua e com as pessoas, vê-se obrigado a lidar com uma nova realidade, a de isolamento social.

Gonçalo Borges Dias e Miguel A. Lopes são os fundadores da página. Segundo contaram ao P3, “tudo começou num grupo de Whatsapp composto por 89 fotógrafos”. As imagens vão revelando o que é o dia-a-dia de cada um: “um vizinho de máscara, uma ação de desinfeção, as filas à porta das farmácias, dos supermercados, tudo isso é fotografável”, contou Miguel ao P3.

Os casos de COVID-19 continuam a aumentar em Portugal e é dentro de casa que muita gente trabalha, come, brinca com os filhos ou faz exercício físico. Ainda assim, “o bloqueio mental de estar fechado em casa dá azo a que se tente criar algo mais”, descreveu a Time Out. Gonçalo completou: “pode ser um reflexo, uma sombra, uma luz pontual. Isto nasceu de uma pessoa ter sempre a cabeça a funcionar”.

A certo ponto, o trabalho começou a repetir-se, pelo que foi necessária uma maior preocupação com a qualidade das fotografias, uma espécie de curadoria, explicou Gonçalo Borges Dias à Time Out. “Pretendemos ter rigor, qualidade e isenção. Criar um mosaico de imagens que funcione como um todo”, garantiu o fotógrafo.

Fotografia de destaque por @rafalomba_photography

Isabel Pinto
Redatora do jornal Pari Passu e estudante da Licenciatura em Jornalismo e Comunicação, na Universidade de Coimbra.