Artem

Oscars flexibilizam regras de indicação para a edição de 2021

Devido à pandemia da Covid-19 e o consequente fechamento das salas de cinema, a Academia abriu exceção para filmes lançados em plataformas de streaming e on demand.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela realização dos Oscars, anunciou que irá flexibilizar as regras de indicação da categoria “Melhor Filme” para o próximo ano. A organização irá permitir que filmes lançados em plataformas de streaming ou em vídeo on demand possam concorrer na 93ª edição do Oscar, prevista para fevereiro de 2021. 

Normalmente, para filmes entrarem na concorrência para indicação era preciso que ficassem em cartaz em alguma sala de cinema por sete dias, no mínimo. Esse foi o processo pelo qual os filmes da Netflix  “O Irlandês” e “A história de um casamento” passaram para entrar na categoria “Melhor Filme” na premiação deste ano. Com a pandemia do novo coronavírus e o fechamento dos cinemas em diversos países, a Academia se viu obrigada a flexibilizar as regras para o evento. 

Os integrantes da organização afirmam, no entanto, que essa é uma exceção única, que só irá entrar em vigor para 93ª edição do Oscar. Em comunicado, David Rubin (Presidente da Academia) e Dawn Hudson (Diretor Executivo) disseram: “A Academia acredita fortemente que não há melhor jeito de experimentar a magia dos filmes do que nos cinemas. No entanto, a tragédia histórica da pandemia da Covid-19 faz necessária uma temporária exceção nas regras de elegibilidade de nossa premiação”. A Academia afirmou que essa prerrogativa irá ser suspensa assim que as salas de cinema voltarem a funcionar.

Twitter Academy Awards
Imagem retirada do Twitter Academy Awards

Além da aceitação de filmes em streaming ou on demand, a Academia também anunciou em seu perfil no Twitter que as categorias “Mixagem de Som” e “Edição de Som” serão fundidas em uma só categoria, a de “Melhor Som”. Outra mudança está relacionada à categoria “Melhor Longa-metragem Internacional” (antes conhecida como Melhor Filme Estrangeiro), que agora passará a ser votada por todos os membros da Academia. 

A próxima edição do Oscar está marcada para o dia 28 de fevereiro de 2021. A Academia já se comprometeu, no entanto, a realizar quaisquer mudanças necessárias de acordo com o desenvolvimento da pandemia. A 93ª edição será a última em que os estúdios enviarão filmes para os jurados por meio de DVDs. A Academia deixou clara sua preocupação com o meio ambiente e afirmou que, a partir de 2021, esses materiais serão disponibilizados digitalmente. 

Imagem de destaque de ROBYN BECK/AFP, retirada do site Getty Images