Artem

One World: Together at Home, especial global no combate à COVID-19

Para comemorar e apoiar os profissionais que estão na linha da frente, a transmissão histórica decorrerá em várias plataformas globais. Distanciados fisicamente, será possível unirmos-mos virtualmente e desfrutar de música de renome.

Enquanto o mundo se une para combater a propagação da pandemia da COVID-19, o movimento Global Citizen juntou-se à Organização Mundial de Saúde (OMS) e lançou a iniciativa “One World: Together at Home”. Ao reunir grandes nomes da música, entre os quais Lady Gaga, Billie Eilish, Eddie Vedder e Stevie Wonder, o objetivo principal é “comemorar e apoiar os profissionais de saúde”, segundo a OMS. O evento será transmitido por várias estações de televisão e plataformas de ‘streaming’ e decorrerá no dia 18 de abril. Em Portugal, a transmissão será assegurada pela MTV, à 1h do continente, no dia 19 de abril.

Com a colaboração de Lady Gaga na curadoria, o especial global vai juntar uma série de artistas e momentos singulares, como a participação das personagens mais icónicas da “Rua Sésamo”, segundo o Observador. O cartaz inclui nomes como Andrea Bocelli, Chris Martin dos Coldplay, David Beckham, entre outros. A apresentação estará a cargo de Jimmy Fallon do ‘The Tonight Show’, Jimmy Kimmel do ‘Jimmy Kimmel Live’ e Stephen Colbert do ‘The Late Night Show with Stephen Colbert’.

Lady Gaga sobre o “One World: Together at Home”. Fonte: The Hill.

A cantora Lady Gaga realça a gratidão perante a comunidade médica e, segundo o The New York Times, afirmou que existem três coisas que estão a acontecer a todos nós que são muito importantes. “Que comemoramos e destacamos a comunidade global singular que está a surgir agora. Queremos destacar a gravidade deste movimento cultural histórico e sem precedentes. E queremos celebrar e incentivar o poder do espírito humano”.

Além de apoiar os esforços heroicos dos profissionais de saúde, procura-se também funcionar como uma fonte de unidade e de incentivo à luta global contra a pandemia. A artista garante que “o dinheiro angariado ajudará a comprar equipamentos de proteção necessários para os profissionais de saúde, melhorará as capacidades laboratoriais e a pesquisa e desenvolvimento de possíveis medicamentos e vacinas para tratar o novo coronavírus.” A transmissão do evento irá também beneficiar instituições de solidariedade regionais que fornecem comida, abrigo e serviços de saúde aos mais necessitados, de acordo com a OMS.

O cofundador e diretor-executivo da Global Citizen, Hugh Evans, declarou que, “através da música e entretenimento e do seu impacto, todo o elenco que reunimos vai celebrar, ao vivo, todos aqueles que arriscam a sua própria saúde para proteger a de todos os outros.”

António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas, refere que, na organização, “estamos muito orgulhosos de unirmos forças com o One World: Together at Home para ajudarmos a suprimir a transmissão do vírus, minimizar os impactos socioeconómicos na comunidade global e trabalhar juntos para promover as metas globais para o futuro. Não há um argumento mais importante para a ação coletiva do que a nossa resposta conjunta à COVID-19. Estamos nisto juntos e vamos ultrapassar isto juntos”, realçou.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é este-819x1024.jpg
Cartaz do “One World: Together at Home”. Retirado da página de Instagram do Global Citizen.

Fotografia de destaque retirada do banco de imagens Getty Images

Sara Carrulo
Estudante da Licenciatura em Jornalismo e Comunicação, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.