
O dia em que a arte volta a sair à rua
Encerrados desde 14 de março, museus reabrem e celebram Dia Internacional com exigências de segurança. A DGPC convida todos os membros da rede a celebrar a data sob o tema “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”.
Museus, palácios, monumentos nacionais e galerias de arte reabrem esta segunda-feira ao público. Assinala-se o Dia Internacional dos Museus com exposições e iniciativas online e com normas de segurança, que exigem o uso de máscaras e distanciamento social.
As normas de higiene e segurança são adaptadas à dimensão dos espaços. O uso obrigatório de máscaras, a higienização de espaços, os circuitos sinalizados, a estimativa prévia da duração das visitas e a limitação de uma pessoa por cada 20 metros quadrados são alguns dos princípios a adotar, segundo o Observador.
Pagamentos por cartão, o adiamento da abertura de serviços não essenciais, como os educativos, e a abolição de folhas de sala são outras das recomendações, que se encontram no manual que a DGPC elaborou para garantir a segurança de visitantes e trabalhadores dos espaços.
A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) assinala a data e o simbolismo da ocasião, mantendo a tradição da entrada gratuita em museus, monumentos e palácios da sua tutela, no dia de hoje.
O Museu da Farmácia, juntamente com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o Museu da Marioneta, o Museu do Oriente e o Museu Nacional de Etnologia, inaugurou hoje uma exposição virtual em torno da história das máscaras. “Um Mundo de Máscaras” tem como intuito “promover uma ponte entre o presente e o passado, por forma a desmistificar a utilização deste objeto milenar que, noutros tempos, era usado com diversos objetivos, para além da proteção”, pode ler-se no sítio ‘online’ da iniciativa.
A exposição pretende ainda ser rosto da “diversidade de civilizações, países, culturas e povos, sob a perspetiva de um dos mais relevantes testemunhos que a antropologia nos permite hoje conhecer: a máscara”.
O programa geral, que está em permanente atualização, já está disponível.

Fotografia de destaque retirada de Fundação de Serralves