Ludis

Nacional aposta em treinos individualizados

O clube madeirense, líder da II Liga, é a primeira equipa a regressar aos treinos. A medida terá efeito a partir desta segunda-feira.

Iniciam-se hoje os treinos do clube insular, segundo um comunicado feito pelo mesmo. Informa que “a decisão da administração da SAD tem como objetivo salvaguardar a integridade física e a estabilidade emocional dos seus profissionais”. Com as devidas precauções, a equipa utiliza um pressuposto específico do decreto-lei do estado de emergência para treinar no estádio da Madeira.

Segundo o comunicado feito pelo Nacional da Madeira, “será cumprido de forma escrupulosa o Decreto Lei 2-B 2020, que regulamenta a prorrogação do estado de emergência, que prevê a possibilidade de os atletas utilizarem as instalações do clube para sua atividade física”. Deste modo, surge a oportunidade de o treino se realizar num ambiente controlado, com um jogador em cada meio campo, evitando contactos entre atletas e staff.

CONDIÇÕES DOS TREINOS INDIVIDUALIZADOS

Ainda que teoricamente suportada pelo decreto-lei, a medida do Nacional teria sempre de cumprir os pressupostos sanitários definidos pela Direcção-Geral da Saúde. O clube detalhou, por isso, os moldes em que decorrerão os treinos:

“Jogadores medem a temperatura antes de sair de casa, enviando foto ao departamento médico do valor registado no termómetro, informado ainda quaisquer sintomas suspeitos nele ou nas pessoas que vivem com ele.

Jogadores são avaliados numa sala devidamente preparada para o efeito aquando da sua chegada ao Estádio, sendo novamente medida a temperatura.

Treinos serão individualizados, com um jogador em cada meio campo e na presença do treinador e de um elemento do departamento médico, que estarão sempre à distância de segurança e de máscara, sendo evitado contactos cruzados entre jogadores e staff.

O material utilizado, as instalações e seus acessos serão limpos e desinfetados após cada utilização.

Os treinos decorrerão à porta fechada, sendo concedido acesso ao interior do Estádio apenas aos atletas, técnicos e staff indispensáveis à sua realização.”

O Nacional ocupa o primeiro lugar da II Liga, com 50 pontos, numa altura em que a competição se encontra suspensa, devido à pandemia da COVID-19, após 24 jornadas.

Fotografia de destaque retirada do site do CD Nacional

Sara Carrulo
Estudante da Licenciatura em Jornalismo e Comunicação, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.