Societatis

Morreu o diplomata José Cutileiro

Na madrugada deste domingo, morreu o embaixador José Cutileiro. Tinha 84 anos e estava hospitalizado em Bruxelas. A causa da morte deve-se a uma doença prolongada.  

Antes de iniciar a sua carreira diplomática, José Cutileiro licenciou-se em Antropologia Social, doutorando-se posteriormente na Universidade de Oxford. Em 1968 publicou dois livros de versos, a monografia antropológica ‘Ricos e Pobres no Alentejo’, um ensaio sobre a crise nas balcãs e artigos sobre relações internacionais. Foi também cronista no jornal Expresso, onde assinou, por longos anos, uma rúbrica de obituário.  

No ano de 1974, foi convidado por Mário Soares a integrar o exercício diplomático. Tornou-se embaixador em Maputo e Pretória. Foi Conselheiro Especial do então presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.  

Segundo o jornal Expresso, José Cutileiro foi um dos negociadores da adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE) e integrou a equipa de coordenação da Conferência de Paz para a Jugoslávia, em 1992, entre outros cargos ao longo da sua carreira.

Fotografia de destaque: jornal Observador

Cátia Gonçalves
Estudante em Jornalismo e Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.