Ludis

Jogos Olímpicos realizam-se no verão do próximo ano

As novas datas foram comunicadas esta segunda-feira. O evento acontecerá praticamente um ano depois do previsto, devido ao novo coronavírus.

Os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 vão realizar-se entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021, anunciou o presidente da comissão organizadora japonesa, Yoshiro Mori. Estavam marcados para decorrer entre 24 de julho e 9 de agosto de 2020, mas foram adiados devido à pandemia de Covid-19.

O anúncio foi feito por Yoshiro Mori, pouco depois de uma conferência com o presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, onde discutiram as novas datas dos Jogos.

Na passada terça-feira, o COI e o governo japonês concluíram que os Jogos da XXXII Olimpíada em Tóquio deveriam ser remarcados para uma data posterior a 2020 e nunca depois do verão de 2021. Em comunicado oficial, o COI informou que a decisão de uma nova data foi tomada para “salvaguardar a saúde dos atletas, de toda a gente envolvida nos Jogos Olímpicos e da comunidade internacional”.

O presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, saudou a rapidez na escolha de novas datas para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. “Creio que introduz um fator de tranquilidade, dos pontos de vista da organização, da preparação dos quadros competitivos que faltam realizar e, ao mesmo tempo, dilata no tempo, cerca de um ano, as condições para a realização dos Jogos, o que permite, assim o esperamos, ultrapassar esta situação do surto pandémico”.

Fotografia de destaque retirada da Agência Lusa

Francisca Lobato
Estudante de Jornalismo e Comunicação, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.