Societatis

Israel anuncia descoberta de anticorpo para o coronavírus

O Instituto de Israel para a Investigação Biotecnológica, do Ministério da Defesa, desenvolveu um anticorpo para o novo coronavírus. A patente está em preparação para depois contactar farmacêuticas com o objetivo de uma produção em escala comercial. 

Em comunicado, o instituto refere que o centro de investigação assegura que o anticorpo que foi desenvolvido ataca e neutraliza o vírus nas pessoas doentes. “De acordo com os investigadores do instituto, encabeçados pelo professor Shmuel Shapiro, a fase de desenvolvimento do anticorpo foi finalizada”, refere a nota.

O ministro da Defesa de Israel, Naftali Benet, visitou o laboratório do instituto onde tomou conhecimento da investigação, referindo que está “orgulhoso do pessoal do Instituto de Biotecnologia por este grande avanço. A criatividade e o pensamento judaico atingiram este grande resultado”. O documento não especifica se foram realizados testes em humanos.

Altos cargos do setor da defesa e da segurança israelitas disseram à estação estatal Kan que a descoberta é a “primeira deste tipo a nível mundial”. Acontece que na segunda-feira cientistas dos Países Baixos e da Alemanha também anunciaram que conseguiram identificar um anticorpo monoclonal humano, que impediu o coronavírus SARS-Cov-2 de infetar culturas de células em laboratório.

De acordo com a publicação digital Times of Israel, há cerca de uma centena de equipas de investigação no mundo à procura de uma vacina para o vírus SARS-Cov-2 que provocou a pandemia, sendo que cerca de uma dezena estão neste momento em fase de teste em seres humanos.

Fotografia de destaque retirada de Barcroft Media

Francisca Lobato
Estudante de Jornalismo e Comunicação, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.