
Incêndio florestal na China deixa 19 mortos
Vítimas faziam parte de um grupo de 22 pessoas que tentavam combater as chamas, quando desapareceram no meio da floresta.
Dezenove pessoas morreram na manhã desta terça-feira em um incêndio na província de Sichuan, sudoeste da China. As vítimas estavam em um grupo de 22 pessoas – 21 bombeiros e um fazendeiro que os ajudava como guia local do grupo. Segundo a agência de notícias local The Xinhua, uma mudança repentina na direção do vento fez com que o grupo ficasse preso no meio das chamas.
18 bombeiros e o guia do grupo morreram no acidente. Três sobreviventes foram achados e levados ao hospital. O incêndio começou na última segunda-feira, em uma fazenda da região, e rapidamente se espalhou pelas montanhas com a ajuda do vento. Até o momento, o fogo já se alastrou por 1.000 hectares.

Com o rápido alastramento do fogo, autoridades se preocupam com a chegada do incêndio à cidade de Xichang, próxima à província de Sichuan, onde tudo começou. Canais de TV local mostram uma grande coluna de fumaça se deslocando sobre as montanhas que cercam Xichang.
O governo municipal informou que quase 900 bombeiros estão participando do controle do incêndio. Também foram mobilizados quatro helicópteros e mais de 140 veículos do corpo de bombeiros. Ainda segundo informações transmitidas pelo governo municipal, 1.200 moradores da região abandonaram suas residências por conta do acidente.
Até o momento desta publicação, as autoridades locais não informaram as circunstâncias exatas da morte das 19 vítimas. Há quase exatamente um ano, 27 bombeiros morreram em um incêndio florestal na mesma região devido à mudança repentina da direção do vento, que causou uma bola de fogo que atingiu os profissionais.
Foto de destaque retirada do site Getty Images (STR/AFP)