
FPF começa a desenhar plano gradual de regresso à atividade
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) está a trabalhar num protocolo que permita a retoma das competições em segurança.
O mundo do desporto viu a sua agenda repleta de cancelamentos e suspensões, devido à pandemia da COVID-19. A FPF informou que está a traçar um “plano gradual de regresso à atividade”, seguindo regras que garantam “a segurança de todos os intervenientes”.
O organismo encontra-se a trabalhar com uma equipa multidisciplinar de especialistas e o plano de regresso é detalhado para as diferentes áreas: “seleções nacionais, clubes, competições, arbitragem, Cidade do Futebol e colaboradores”, segundo o comunicado publicado no seu site oficial. Pode ler-se, ainda, que o objetivo é “assegurar que o regresso será efetuado no momento adequado, de acordo com as regras estipuladas e garantindo a segurança de todos os intervenientes”.
O projeto que prepara o regresso do futebol à atividade em Portugal envolve “algumas das mais reputadas instituições na área da saúde pública”, declarou o presidente da FPF, Fernando Gomes. Agradece a “colaboração da CUF e dos hospitais Curry Cabral e São João, bem como das universidades Nova e do Porto, cujos contributos são essenciais neste projeto.”
A Federação destacou que o grupo de emergência criado por Fernando Gomes e constituído pela Liga Portugal, representante das associações distritais e dos presidentes do Sindicato dos Jogadores e das associações de Treinadores, Árbitros e Médicos, será mantido permanentemente a par do trabalho desenvolvido no âmbito deste plano.
A FPF já cancelou os campeonatos de futebol e futsal dos escalões de formação e os campeonatos seniores não profissionais de futebol e de futsal da época 2019/20. As competições profissionais – I Liga e II Liga – continuam suspensas, após a realização de 24 das 34 jornadas previstas.
Fotografia de destaque retirada de SAPO Desporto