
Fórmula 1: Grande Prémio do Mónaco riscado no calendário de 2020
É a primeira vez, em 66 anos, que o Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 1 é cancelado. O Automobile Club de Monaco (ACM) anuncia que a medida surge devido ao novo coronavírus.
O ACM anunciou, esta quinta-feira, que a 78ª edição do Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 1 de 2020 não irá ser realizada. Pela primeira vez desde 1954, a competição não irá ter lugar no calendário da modalidade. A medida surge na sequência da pandemia da COVID-19.
Segundo o jornal AutoSport, o adiamento do início da temporada de 2020 já teria sido declarado, após debate entre a Federação Internacional do Automóvel (FIA), a Liberty Media, entidade detentora dos direitos da Fórmula 1, e as equipas. No entanto, foi anunciado que a decisão acabou por ser o anulamento da corrida.
Em comunicado, o ACM refere que “a situação sanitária, cuja evolução não se pode prever, a falta de visibilidade do Mundial de Fórmula 1, a incerteza da participação de todas as equipas, as consequências das medidas tomadas pelos diferentes Governos”, entre outros aspetos, tornam a situação “não mais objetivamente controlável”.
O Comité de Gestão do ACM acrescenta que, “é com grande tristeza que tomou a decisão de cancelar o 12º Prémio Histórico do Mónaco e o 78º Grande Prémio do Mónaco de F1”. As competições iriam decorrer entre dia 8 e dia 10 e entre dia 21 e dia 24 de maio, respetivamente.
Fotografia de destaque retirada do jornal Público