
Fim de uma era: Tom Brady troca os Patriots pelos Buccaneers
Após 20 temporadas, Tom Brady deixou os New England Patriots. Aos 42 anos, mudou-se para os Tampa Bay Buccaneers. Uma nova era começa agora na NFL, a liga norte-americana de football.
Tido como uma das maiores referências do desporto, foi escolhido no draft de 2000. Desengane-se quem pensa que aquele que é considerado o melhor jogador de sempre de futebol americano foi um dos primeiros a ser escolhidos. Brady foi escolhido na posição 199. Houve 198 oportunidades para o escolherem, mas só na sexta ronda os Patriots se decidiram por levar aquele que viria a ser o maior “roubo” da história dos drafts.

Da banalidade à genealidade
Tom Brady tinha começado a temporada de 2000 como quarto quarterback da equipa. Pouco ou nada se esperava do jovem vindo da Universidade de Michigan. Ainda assim, estreou-se nesse ano na NFL. Os Patriots eram um franchise modesto com apenas duas presenças na Super Bowl (final da NFL) e nunca tinham ganho o campeonato. Drew Bledsoe, o quarterback titular da equipa, em 2001, lesionou-se gravemente num dos primeiros jogos da temporada. Brady foi lançado e agarrou um lugar que nunca mais desocuparia. A partir daí: 9 Super Bowls e 6 campeonatos.
Apesar de Tom Brady ainda hoje ser um dos melhores, Pedro Sequeira, fã de futebol americano, destaca algumas debilidades no jogo do norte-americano. “Ele não é capaz de correr, não é capaz de fazer uma placagem, não é capaz de fazer uma receção…”, ainda assim, compensa com a capacidade de passe, visão de jogo, entrega e liderança, o que faz dele um “jogador excecional” e o “espírito da equipa” dos Patriots. Pedro não tem dúvidas: “Tom Brady foi o melhor quarterback que apareceu na NFL”.
Só com muito trabalho, controlo, responsabilidade e um pouco de sorte, se pode chegar ao patamar de excelência atingido por Tom Brady e mantê-lo, mesmo com 42 anos. A receita é escrita pelo próprio em The TB12 Method. Cuidados com a alimentação, descanso, muita água e zero álcool são alguns dos condimentos.

O fim de uma união de 20 anos
A free agency da NFL, período em que os jogadores sem contrato podem assinar por qualquer equipa, começou na quarta-feira, mas, já na terça-feira, Brady tinha deixado uma mensagem no Twitter que anunciava o fim de duas décadas de ligação aos Patriots. A lenda agradeceu à organização, equipa técnica e fãs por tudo o que aprendeu nos últimos 20 anos. “Agradeço por tudo o que conquistámos e pelo que incrivelmente alcançámos enquanto equipa”.
“É tempo de uma nova etapa na minha vida e carreira”. Após este anúncio, várias equipas tentaram recrutar o quarterback. Entre os interessados, destacaram-se os Tampa Bay Buccaneers, da Florida, e os Los Angeles Chargers, da Califórnia. Os Buccaneers, uma equipa que “não é das melhores”, segundo Pedro, levaram a melhor nesta corrida.
Foram 6 Super Bowls conquistadas de entre os 9 em que participou. Venceu 4 prémios de MVP do Super Bowl que junta aos 3 MVP’s da NFL.
Os fãs da equipa de New England, dirigiram-se ao Gillete Stadium para deixar mensagens de agradecimento ao californiano. Brady já tinha mostrado “amor e gratidão” perante os seus apoiantes. “Eu nunca seria o homem que sou hoje sem as relações que me permitiram construir com vocês”, disse, acrescentando que tentou sempre representá-los “da melhor e mais honrosa forma”.
A pergunta mais colocada entre os fãs da NFL tem sido a seguinte: “O que vai Brady fazer para uma equipa que não é candidata a ganhar nada?”. Só o futuro responderá à questão. No entanto, a era acabou. Brady e Patriots não são mais um só.
Fotografia de destaque retirada da Fox News