Artem

Exposição virtual de peças criadas na quarentena abre dia 15 de maio

Mais de 30 artistas nacionais e estrangeiros colaboram numa mostra ‘online’ que pretende refletir a realidade de cada um durante o confinamento forçado pela pandemia.

A galeria de arte urbana Underdogs, em Lisboa, vai inaugurar uma exposição virtual composta apenas por obras criadas durante o confinamento. Com o nome de “Right Now”, a mostra digital reúne obras inéditas de mais de 30 artistas que foram passando pela galeria ao longo dos anos. Entre 15 de maio e 13 de junho, o trabalho dos artistas vai estar à distância de um clique.

Os requisitos da galeria são que as obras espelhem a realidade de cada um dos artistas e que sejam criadas com os materiais que estes tenham a jeito, explicou o Público. De pinturas a colagens, passando por instalações e fotografias, a exposição tenta ser um “reflexo da criação artística no contexto atual”, descreve a galeria, segundo a Lusa.

Num comunicado enviado à imprensa, a entidade explica que sempre acreditou que “a arte cumpre um papel fundamental em aproximar as pessoas”. “Agora estamos seguros de que [a arte] é crucial para manter o nosso sentido de comunidade, de proporcionar apoio e conforto durante este novo capítulo da nossa experiência humana conjunta”, conclui.

Entre os vários artistas nacionais e estrangeiros que aceitaram o desafio, encontram-se André Saraiva, Clemens Behr, Okuda San Miguel, Ernest Zacharevic e Wasted Rita. A exposição poderá ser visitada aqui.

O Governo anunciou que galerias de arte, museus e palácios vão poder reabrir a 18 de maio, como parte do plano de desconfinamento do país. Encerrada desde 16 de março, a Underdogs não partilhou ainda a data em que tenciona voltar a receber o público.

Fotografia de destaque por Isabel Pinto – obra de Okuda San Miguel, exposta na galeria Underdogs

Isabel Pinto
Redatora do jornal Pari Passu e estudante da Licenciatura em Jornalismo e Comunicação, na Universidade de Coimbra.