
Eventos culturais encontram nova audiência na ‘internet’
Concertos, peças de teatro e inaugurações de exposições são alguns dos eventos que estão a ser preparados para os próximos dias. Com o cancelamento da maior parte dos eventos culturais, os músicos encontraram na ‘internet’ uma nova forma de expressão e de contacto com a população.
Ao longo desta semana, vários têm sido os espetáculos cancelados como medida de prevenção da CODIV-19. A solução encontrada foi a transmissão online. Vários artistas encontraram nesta plataforma um modo alternativo de fazer os seus espetáculos, sem público e com transmissão em direto.
Um dos exemplos é Salvador Sobral. Vencedor do Festival da Canção 2017 com a música “Amar pelos Dois”, Salvador anunciou que fará um concerto com o guitarrista André Santos no sábado, dia 14 de março, com transmissão em direto no Facebook e no Instagram.
“Decidimos fazer um concerto para todas as pessoas que estão em casa de quarentena, voluntária ou não”, explicou o músico nas redes sociais.
Salvador Sobral não é o único artista a optar pelo digital. Os Cordel e Emmy Curl são alguns dos intérpretes que anunciaram utilizar moldes semelhantes como alternativa aos eventos cancelados.
Os Cordel, dupla dos músicos Edu Mundo e João Pires, farão um concerto em direto no Facebook, na segunda-feira, dia 16, às 21:30. Por sua vez, Emmy Curl, que tinha vários concertos marcados, vai utilizar o digital para transmitir a sua atuação.

Um outro projeto cultural que decidiu abraçar esta ideia foi o ECO – Reverberações no Vale do Minho, um trabalho conjunto da “Comédias do Minho” com o Teatro do Frio, do Porto. O projeto, suspenso devido aos planos de contingência, teve de se readaptar e tentará levar o espetáculo ao público, através de plataformas de vídeo.

Fotografia de destaque retirada do jornal Público