
Europeus de natação só regressam em maio de 2021
Face à situação provocada pela pandemia da Covid-19 e à semelhança de tantos outros eventos desportivos, os Europeus de natação vêm o seu calendário alterado.
As provas europeias de natação de piscina longa, saltos, artística e mar aberto, previstos entre 11 e 24 de maio deste ano, em Budapeste, foram reagendados para maio do próximo ano. Serão realizadas igualmente na capital húngara, anunciou hoje a organização.
Depois de ter sido adiada para agosto devido à pandemia da Covid-19, a competição vai agora decorrer de 10 a 23 de maio de 2021, com a “total cooperação e concordância” da federação e do governo húngaro, de acordo com um comunicado da Liga Europeia de Natação (LEN).
O presidente da LEN, Paolo Barelli, acredita que “é realista ter esperança que em maio de 2021 a situação já esteja normalizada e que possamos organizar um evento de excelência”.
As provas europeias de polo aquático da temporada 2019/2020 não tiveram o mesmo destino e foram canceladas. “Foi uma decisão muito difícil de tomar, mas tendo em conta as circunstâncias, foi a decisão apropriada. A principal preocupação é a saúde e a segurança de todos os atletas, treinadores e família da LEN. Com esta decisão, estamos a proteger todos e, ao mesmo tempo, a arranjar tempo para iniciarmos a próxima época mais fortes”, afirmou Barelli.
Com a declaração da pandemia e as consequências por ela provocadas, os eventos desportivos começaram a ser adiados, suspensos e, alguns, até cancelados. A decisão surge um dia depois do adiamento dos Mundiais de natação, previstos para o verão de 2021, terem sido reagendados para maio de 2022, face ao adiamento por um ano dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.
Fotografia de destaque retirada do banco de imagens Pixabay