
Cursos de fotografia ‘online’: existem vários e são gratuitos
Ficar dentro de casa não implica parar de fotografar. Profissionais da área podem ensiná-lo a tirar partido dos cenários repetitivos da quarentena.
São muitas as atividades que têm surgido ‘online’ para ocupar o tempo em casa nesta quarentena e a fotografia não fica de parte. Nikon, Olympus, Canon e Leica adaptaram-se às circunstâncias e estão a disponibilizar conteúdos para que possa melhorar as suas aptidões na área. Iniciante ou profissional, há conselhos para todos e são gratuitos.
A primeira a chegar-se à frente foi a Nikon, que abriu a sua escola virtual – Nikon School – ao público em geral. Ao visitar o ‘website’ podem encontrar-se dez vídeoaulas facultadas por fotógrafos profissionais. Neste curso ‘online’ pode aprender desde os fundamentos às especificidades da captação de imagens, como a criação de videoclipes ou as técnicas por detrás de um retrato. O curso em questão tem, habitualmente, um custo de 250 dólares e estará ao dispor dos interessados, de forma gratuita, até finais de abril, só precisa de se inscrever. A Nikon está também a disponibilizar conversas com outros fotógrafos em direto no Instagram da marca.
A Olympus criou as “Home With Olympus Sessions”, uma série de conversas a custo zero sobre fotografia. Algumas acontecem em grupos de seis participantes ou a pares com um técnico da marca e o objetivo é abrir um espaço para dúvidas e aquisição de novos conhecimentos. Discutem-se detalhes técnicos de equipamentos ou diferentes tipos de fotografia. No seu ‘website’, a Olympus tem disponíveis dez cursos, explica o Sapo, mas é necessária uma inscrição, pois as vagas são limitadas.
No caso da Canon, não são precisos registos ou vagas, há espaço para todos. A marca tem vindo a transmitir, em direto na sua página de Instagram, conversas com fotógrafos de renome e tem publicado dicas para fotografar melhor.
Por último, a Leica organizou também discussões ‘online’ com variados artistas. Desta vez, os convidados não são apenas da área da fotografia, há músicos, atores e outras personalidades criativas, descreve o Exame Informática. As sessões já tiveram início e abordam temas como o fotografar em tempos de isolamento.
As opções são muitas e os amantes da fotografia têm certamente como se ocupar nesta fase de incertezas e limitações. Visite os ‘sites’ das marcas e descubra mais sobre cada oportunidade.
Fotografia de destaque retirada de Time Out