
Covid-19: Lenine Cunha com os Jogos Paralímpicos na mira
Num período de incerteza para os atletas, a presença nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 continua a ser o foco de Lenine Cunha.
Os treinos do atleta para os jogos Paralímpicos não pararam devido ao codiv-19. Adaptando-se às condições, o atleta passou a treinar na garagem, seguindo á risca o plano do seu treinador, José Costa Pereira.
“Com tudo isto, só posso treinar na garagem, tenho lá um miniginásio, e é lá que trabalho todos os dias. Além disso, como vivo numa zona algo isolada e que tem uma boa rampa, consigo fazer alguns exercícios na rua, sempre com todos os cuidados”, diz o atleta à agência Lusa.
Lenine Cunha ainda não atingiu as marcas necessárias para se apurar para a competição. Os desportistas vivem na dúvida de não saberem se as provas que permitem a obtenção de marcas para os jogos de Tóquio, que deverão decorrer entre 25 de agosto e 6 de setembro, vão acontecer.
“O mínimo no comprimento está fixado nos 6,65m e tem de ser feito até 30 de junho, mas agora não tenho provas para tentar fazê-lo”, revela Lenine Cunha, detentor de 211 medalhas em competições internacionais.
Lenine, medalha de bronze no salto em comprimento dos Jogos Paralímpicos Londres 2012, teme que os dois campeonatos Europeus de Atletismo, o do Comité Paralímpico Internacional e o da Federação Internacional para Atletas com Deficiência Intelectual, estejam em causa.

A propagação do covid-19 e as medidas de prevenção e de quarentena vieram dificultar a vida e os treinos dos atletas de alta competição. “É muito difícil para todos, os fundistas e meio fundistas têm de correr na rua sozinhos e para as disciplinas técnicas é ainda pior”, afirma Lenine. Apesar de tudo, o atleta paralímpico assegura que não vai parar.
Desde o início do surto da covid-19 vários têm sido os eventos desportivos cancelados, no entanto, o comité organizador dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 continua a garantir que os dois eventos vão realizar-se.
Fotografia de destaque retirada do Observador